Carta a um presidiário
Meu amado amigo!
Gostaria muito de poder estar aí e te abraçar e te oferecer meu ombro e mesmo meu colo. Mas, infelizmente estou impossibilitada pela distância e pelo trabalho, então, tenho que me contentar em te escrever e sei que você vai ler e talvez até chorar e sofrer ainda mais, mas, o fato é que não posso deixar de te dizer essas coisas que está no meu coração.
Talvez você espere que eu te diga palavras duras de reprimendas e desaprovação. Na verdade, acho isso desnecessário porque sinto que você mesmo já está sofrendo e se condenando por ter-se colocado nessa posição.
O que tenho a te dizer nesse momento é que o meu amor por você continua igual, acredito até que aumentou muito mais. Pois agora você precisa ainda mais de sua família e de mim. Quero que você saiba que não vou desistir de você. Vou fazer o que for possível para você sair daí e se tornar um homem transformado.
Saiba que desde o dia em que soube da sua prisão, tenho sofrido e chorado perante Deus em oração e meu pedido tem sido somente um: que você saia logo deste lugar e, principalmente, que você aprenda com os seus erros. Que essa amarga experiência seja um ponto de partida para uma grande transformação em sua vida.
Creio, pelo poder de Deus, que nesta prisão entrou um menino e sairá daí um homem. Pois a partir de agora você saberá que atitudes irresponsáveis trazem consequências sérias para sua vida e para a das pessoas que te amam.
Sim, meu amado, você não entrou nessa prisão sozinho. Todos aqueles que te amam também estão aí com você. O nosso sofrimento é muito grande. Pois nunca imaginávamos que isso poderia acontecer.
Lembro-me de voltar para Brasília feliz, pois, desde que você cresceu, nunca te vi tão bonito, apesar das horríveis tatuagens. Senti alegria em ver que você estava trabalhando e malhando, cuidando do corpo e vestindo-se bem.
Mas, o motivo desta carta não é para me lamentar do passado, nem ficar me remoendo. É justamente o contrário, é para te dar ânimo. É para te incentivar a usar esse acontecimento para recomeçar, agora, do jeito certo.
Sei que as coisas a partir de agora serão um pouco mais difíceis, mas nada é tão difícil que não possa ser feito. Para Deus não há impossível. Ele transforma as maldições em bênçãos. Na Bíblia está escrito: “todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus”.
Deus usa as nossas fraquezas para nos fazer entender que não podemos andar sozinhos, sem a ajuda dele.
Muitos podem nos criticar por andarmos de qualquer jeito, de cometermos graves erros, de sermos irresponsáveis e, somente pensar em Deus quando caímos no abismo. Mas, isso não é importante, não importa o que os outros pensam, não importa por que motivos nos aproximamos de Deus, contanto que nos aproximemos dEle. E te digo que Deus tem muito interesse na tua restauração. A Bíblia diz que Deus quer que todo homem se converta dos seus maus caminhos e viva.
E te digo mais: para Deus não há homem justo, não há homem bom, a não ser aquele que coloca sua fé em Jesus Cristo. Não importa o que ele aprontou.
Na Bíblia está escrito que as nossas melhores obras são para Deus como roupas imundas. Ou seja, não é o fato de você ser um bom cidadão, um trabalhador responsável que você vai ser bem visto aos olhos de Deus. O que nos faz ser bem vistos aos olhos de Deus é a nossa fé em seu filho Jesus Cristo.
O homem bom, responsável e trabalhador é muito bem visto na sociedade e, certamente terá uma vida boa e agradável. Será uma alegria para os seus pais e amigos. Mas, se não tiver fé em Deus, se não se reconhece pecador e fraco e dependente da misericórdia de Deus. Pouco se aproveitará.
Digo isto para você entender que não importa o que você fez. Deus tem interesse em você, ele se importa contigo e te oferece perdão e consolo. Jesus disse que ele não veio chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento.
Em outro versículo está escrito: porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu único filho para que todo aquele que nele crer não pereça mas, tenha a vida eterna.
Não está escrito que Ele amou o homem bom e justo, mas o mundo, ou seja, o justo e também o injusto. A todos Ele oferece perdão e salvação.
Quanto a mim, se eu pudesse escolher, você jamais passaria por isso. O meu desejo era que você fosse tão feliz quanto uma criança num parque de diversão. E nunca tivesse que passar por nenhum sofrimento.
Mas, se este padecimento servir para Deus operar uma real transformação em sua vida. Se a partir desse acontecimento você se aproximar de Deus e permitir que ele te ajude a mudar de vida. E de quebra se tornar um homem amadurecido e convertido a Deus, te digo que valerá a pena todo esse sofrimento. Pois é melhor um homem convertido, do que um homem honrado e sem Deus.
Então meu amado sobrinho, não perca tempo, se aproxime agora de Deus. Se ajoelhe e diga a Deus que você é um pecador e que está arrependido e que você crer que Jesus Cristo morreu pelos teus pecados e Ele é teu único e suficiente salvador.
Saiba que Deus jamais te rejeitará. Ela te acolherá com amor de pai. E como pai, vai te corrigir com amor. Nem tudo será permitido e nem você vai querer viver sem querer agradá-lo.
Saiba que para mim, você nunca será um ex-presidiário, e sim, meu querido sobrinho, que desde criança sempre me deu trabalho e preocupação e também sempre será para mim um ser lindo, afetuoso e carente que amo incondicionalmente.
Quando você sair desta cadeia, não perca seu tempo com autopiedade, simplesmente faça o que deve ser feito. Procure trabalhar, criar uma família e congregar em uma igreja para crescer na graça e no conhecimento do Senhor Jesus Cristo.
E conte com todo meu amor!
Ninha.
Brasília, 04 de março de 2015.