O SENTIDO E A AMPLITUDE DO VOCÁBULO “POETA” PARA A CASA DO POETA BRASILEIRO – POEBRAS NACIONAL

Porto Alegre, RS, domingo, 06 de março de 2016.

Meu querido amigo e irmão Flávio Pansera, em Chapecó/SC!

A Casa do Poeta Brasileiro – POEBRAS Nacional é uma entidade informal e que atua como coordenadora de ações culturais em 77 sedes municipais, na qual estou coordenador executivo nacional desde 2003, e não é uma entidade associativa que reúne exclusivamente POETAS.

Esta nomenclatura (o vocábulo “poeta”) não é utilizada no sentido estrito, e, sim, lato sensu. Lato sensu é uma expressão em latim que significa, literalmente, "em sentido amplo", em contraposição ao stricto sensu ("sentido estrito"). Como poetas compreende-se – na filosofia operacional da Casa do Poeta Brasileiro, desde a sua fundação em 1964 – todos os tipos de criadores artísticos.

É oportuno e conveniente colocar que o vocábulo POETA (no nome da associação literária) é sempre muito bem-vindo, excepcionalmente bem recebido em qualquer comunidade brasileira, ou seja, não possui as restrições corporativistas que quase todos os órgãos associativos orgânicos têm, segundo a minha experiência e observação de mais de 40 anos de atuação como ativista cultural.

Sabem por que razão? Singelamente porque entre poetas não circula o “vil metal” – o dinheiro. Os poetas, em regra, vivem simplesmente a louvar o AMOR, a CONFRATERNIDADE e o SOLIDARISMO como axiologia e teleologia, portanto, muito diferentemente de outras criações humanas que adquirem preço alto em determinados momentos das relações em comunidade...

Este patamar humano permite, por filosofia de ação, que haja nas Casas de Poetas uma forte convivência e harmonia de ações entre os dirigentes e sócios, quando atuam em perfeito entrosamento; excetuado – é necessário que se ressalte – as eventuais disputas de reconhecimento e mérito para com a obra de cada poeta/autor associado ou a busca de espaço político, como em qualquer entidade associativa.

E este enfoque sobressai na mídia local impressa, radiofônica ou televisionada, que sempre tem espaço gratuito para a palavra em nome da Poesia, especialmente no encantamento que a arte de dizer produz e logra nos públicos proletários, especialmente quando estas ações culturais se dão nos bairros das periferias urbanas. Muito diferente, portanto, do que normalmente ocorre nas corporações que lidam e congregam artistas plásticos: escultores, pintores, artesãos, por exemplo, que a hora e hora disputam nichos de forte apreciação econômico-financeira, tais como empreendimentos em conjuntos arquitetônicos na área privada ou em órgãos públicos, nos quais pode até ocorrer licitações ou convites para ofertar, com apreciáveis valores pecuniários em jogo...

Assim, para a POEBRAS Nacional, desde a sua fundação, em 1964, são bem-vindos os agentes culturais de todas as expressões da eterna Arte: escritores, poetas, artistas plásticos, artesãos, compositores, músicos, radialistas, jornalistas, atores de teatro, dramaturgos, enfim, um sem número de naipes do pensamento humano.

Desta sorte, a POEBRAS, através de suas sedes municipais, regidas por estatuto próprio e organizadas como associações culturais com personalidade jurídica, tem sido o grande guarda-chuva de congraçamento destas expressões artísticas, atualmente, em 77 municípios espalhados em 22 Estados-Membros, no país.

Portanto, querido Flávio Pansera, tu és muito bem-vindo – sim – à Casa do Poeta Brasileiro – POEBRAS Chapecó, porque tens o perfil necessário, especialmente por professares a ideologia e as ações solidaristas e operacionais dos "pedreiros livres", em suas oficinas e lojas, num patamar de confraternidade... Assim como todas as pessoas que se proponham ao ingresso na POEBRAS Chapecó, mesmo que não sejam estritamente fazedores de versos, a que usualmente denominamos poetas...

Observe-se a PORTARIA DE NOMEAÇÃO E CREDENCIAMENTO para a instalação da Casa do Poeta de Santiago/RS, datada de 24/09/2008, (que seguiu via e-mail em arquivo anexado a guisa de exemplo) e no elenco dos documentos, em nossas anteriores tratativas, na qual aparece a manifestação dos membros instituidores da POEBRAS Santiago. Leia-se:

"SOBRE A ENTIDADE:

A Casa do Poeta Brasileiro de Santiago, filiada à POEBRAS (Casa do Poeta Brasileiro) foi criada em 13 de dezembro de 2008, quando foi realizada a sua assembléia geral de fundação, com a aprovação do estatuto e a nomeação da primeira diretoria.

A criação da referida Casa do Poeta proporcionou o surgimento de uma entidade cultural, sem fins lucrativos, que visa desenvolver as seguintes ações práticas:

I) CONGREGAR, PROMOVER, PRESTIGIAR, AMPARAR E VALORIZAR OS POETAS, ESCRITORES E ARTISTAS EM GERAL;

II) criar um fundo editorial e, na medida do possível, aplicá-lo na edição de obras relevantes, mantendo o acervo delas, dados bibliográficos, edição de revistas e arquivos necessários à preservação e divulgação de suas atividades;

III) realizar congressos, concursos, festividades, intercâmbios culturais, tertúlias, palestras, cursos, e promover por todos os meios a Cultura;

IV) colaborar com os poderes constituídos, entidades de classe, congêneres e outros. As realizações da Casa do Poeta são apoiadas pela Prefeitura Municipal de Santiago, imprensa local e patrocinadores. Sua abrangência, não se resume ao seu município, pois a visão estratégica da associação busca a realização de intercâmbios com diversos estados brasileiros, caravanas culturais e pesquisas intermunicipais.

A página da internet pertencente à Casa do Poeta Brasileiro de Santiago possui o endereço www.casadopoetadesantiago.com.br e foi criada com as seguintes finalidades:

I) fomentar a comunicação virtual entre os associados;

II) promover, em suas páginas, a divulgação das poesias, textos e obras dos autores que se dedicam à arte da escrita, enaltecendo a Língua Portuguesa;

III) ampliar os conhecimentos na área literária e na edição de livros, proporcionando aos internautas uma interação com os profissionais da escrita, sanando dúvidas e trocando informações.

A diretoria da Casa do Poeta Brasileiro de Santiago agradece aos que apoiaram a iniciativa da instalação da entidade no município e convidamos o leitor a participar como associado desta iniciativa cultural.".

Tudo isto posto, aproveito para ratificar os meus respeitos e a admiração pelo trabalho que ora desenvolves no Conselho Municipal de Cultura local.

Abraços e um T.F.A. do poetinha JM.

Joaquim Moncks, advogado, poeta, ativista cultural – Coordenador Executivo da Casa do Poeta Brasileiro – POEBRAS Nacional (77 Casas de Poetas em 22 Estados-Membros da Federação)

http://www.recantodasletras.com.br/cartas/5565123