Em algum lugar da Polônia...

Meu amor Sophia. Estou aqui, em algum lugar da Polônia, mas o que me conforta é saber que tenho para onde voltar. Tenho você, meu porto seguro! Já até colocaram algumas medalhas em meu peito, mas trocaria todas elas por mais uma foto sua. A foto que me deste, já está mais amarelada e amassada do que de costume, mas entenda meu amor, estamos em uma guerra e sua beleza e seu sorriso não combinam com isso tudo aqui. Eu vou lutando meu amor... Não luto só pelo meu país. Luto por mim e por você, pois sei que você tem passado dias difíceis e compridos.

Nunca tínhamos ficado tanto tempo separados, mas sinto uma linda sensação no peito, abaixo de todas as condecorações, uma emoção gostosa de que estamos mais unidos do que nunca. Nas trincheiras a vida passa cambaleante como um bêbado na esquina, mas mantenha seus pensamentos positivos nas nossas lembranças.

Sabe aquele por de sol em que conversávamos bobagens e ríamos das pessoas, sentados nas pedras da calçada? Se lembra quando estava com a minha mão quase embaixo de sua saia e o padre passou e resolver conversar um pouco? E no dia em que achamos o Bob na praça? Magrinho como um palito e com as orelhas tão caídas que juro que pensei que ele encenava a fome ou a própria morte. Lembra-se desses pequenos momentos? São deles que tenho imensas saudades. Desculpe-me amor, não lembro direito da cor do seu vestido que alugou para as bodas da sua tia, sei que estava linda, mas sinceramente não lembro. Mas me lembro com uma memória fotográfica a cor de suas roupas de baixo quando você subiu no pé de amoras despreocupada e feliz. É meu amor... Aqui a vida tropeça, as vezes até cai... Mas beijo sua boca em quase todos os momentos e releio a sua dedicatória como se a escrevesse novamente para mim todos os dias. Não é uma dedicatória longa, na verdade é tão curta que penso que deva haver alguma mensagem nas entrelinhas. Mas qual outra mensagem poderia existir na frase "Eu te amo!", sabendo que ela fora escrita sob as lágrimas de uma mulher apaixonada? Nem todos os meus amigos vão voltar amor. Eles são tão teimosos que já desisti de lhes explicar. Os inimigos estão por todas as partes, mas não há inimigo maior do que a desistência da vida e o desapego ao nosso bom e querido Deus. Tenho pena por aqueles que não possuem fotos amassadas para beijar. Sabe meu amor... No final de quase todos os dias fazemos uma pequena festa, na verdade uma grande celebração. Nunca pensei de comemorar a vida aos minutos. É uma festa simples onde nos abraçamos e trocamos comida. Isso seria bom se todas as nossas comidas não fossem as mesmas, mas entenda que o que vale é a intenção. Comemos feijão em lata todos os dias e isso me faz lembrar sua preocupação comigo para que comesse feijão sempre que possível. Tá vendo meu amor? Os homens da guerra também se preocupam comigo e com você. Te prometi que voltaria antes que as rosas da varanda murchassem, nós dois sabíamos que isso não seria possível, mas mesmo assim sorrimos um sorriso largo e quase infantil. Mande um pequeno recado para seus pais... Sei que as vezes tive que lutar pelo mesmo amor que eles possuem por você, mas não tinha outra opção quando descobri que você era a mulher da minha vida. Sei que eles não gostam muito de mim, mas sabe amor... Sinto saudades deles também. Tenho saudades dos argumentos que criava para ter você aos meus braços. Hoje, como tenho você em pensamento, tenho a hora exata que quero e isso tirou um pouquinho da magia de torcer o nariz para eles como fazíamos em algumas tardes de domingo. Não sei se essa carta vai chegar até você meu amor, pois não sei se sabe, mas aqui na guerra o serviço de portagem não é prioridade. Quero que saiba que quando está carta chegar... No exato segundo... Estarei pensando em você, em sua subida no pé de amoras e em nosso amor que ninguém vai tirar de mim.

Te amo para sempre!

Seu eterno Alex

França, Agosto de 1944.

Alex, meu amor. Talvez eu não seja tão boa com as palavras, mas quero que saiba que sua carta chegou ontem em minhas mãos.

Esqueceu-se de colocar a data meu amor, talvez tenha feito isso de propósito para que eu não crie expectativas quanto ao seu retorno, que espero que seja breve. Não posso contar o quanto a saudade me corta. Tenho feito seus pratos prediletos e, como uma tola teimosa, tenho guardado a metade naquele armário branco. Não pense mal das medalhas, elas expressam, de certa forma, a única parte boa de tudo que tens passado de ruim. Lembra-se que uma vez me disse que algumas coisas na vida são assim mesmo? O Bob é o cachorro mais lindo do mundo! Sabe quando eu brigava com você por coçar a barriga dele e depois me beijar e abraçar sem lavar as mãos, pois dizia que estava com o cheiro dele? Pois é meu amor... Hoje ele tem seu cheiro... E quando estou com saudades demais a ponto de quase enlouquecer e nos pelos dele que brinco e consigo ânimo para mais um dia. Gostaria que soubesse que aqui em casa virou uma espécie de local onde todos os vizinhos fazem suas preces de retorno da guerra. Acho que ficará feliz em saber que meus pais rezam tanto para a sua volta com saúde que já tenho a certeza que eles te amam e entenderam como o nosso amor funciona. Deus jamais virará as costas para tantas pessoas boas pedindo a mesma coisa: volta logo meu amor! Os soldados resistência tem nos dado enormes alegrias e a bandeira da esperança já tremula solta no mastro mais alto. A nossa França estará livre antes que alguém possa pensar que deixou de ser algum dia.

Sinto muito pela pequena dedicatória da foto... Nunca conseguirei me expressar mais, ou melhor, do que aquele "Eu te amo". Nele está a vida inteira de uma mulher... Volto àquelas pedras da calçada para conversar com o sol sempre que posso, não tenho ainda a sua cabeça de volta em meu colo e por isso levo uma pequena almofada que fico contornando as costuras imaginando a sua boca reta ou virada em um delicioso sorriso. Tenha força meu amor! Volte logo! Continue comemorando seus dias.

Você não sabe como as suas notícias fizeram bem a todos por aqui.

Sabe a subida na amoreira? Com muita delicadeza eu deixei que a percebesse um pouco de minha intimidade naquele dia. Talvez prevendo uma linda história, em um futuro breve, mas não volte nesse assunto nas outras cartas, pois tive que dobra-la para esconder essa parte de meus pais. Adorei saber que se lembra de bem de tudo.

Se ficares triste, chore como uma criança, pois percebi ha muito que é apenas isso que somos em dias tão difíceis.

Amo-te, como nem sabia ser possível amar alguém.

Sua eterna Sophia