De: May, 25 anos Para: May, 15 anos (Combinado? Combinado.)

Prezada Mayara, 15 anos,

Como vai você?

Imagino que você está toda naquela fase rebelde da adolescência... afinal, 15 aninhos! Que graça!

Então venho aqui, a Mayara com 25, lhe dar umas “dicas” (se eu realmente pudesse). A primeira dica, e de extrema importância (leia este trecho 483942394 vezes, se necessário) é:

Liga o foda-se. Fale comigo: FO-DA-SE. Agora vamos aos porquês:

Você está naquela fase terrível em que vai um pouco no “Maria vai com as outras” a fim de sofrer menos bullying. Já vou ser sincera contigo: bullying você vai sofrer basicamente para o resto da sua vida, até agora você sofre, mas isso não quer dizer que as pessoas não gostam de você. Pessoas são só idiotas. E você também. Normal. E você é diferente. Não vou nem dizer “Aceita que dói menos”, mas é. Tente olhar isso como “é especial desse jeito”. E sua mãe te ama assim! Então se falarem do seu cabelo, do seu jeito desengonçado, dos seus óculos tortos - relaxe. Neste momento, olhe para a janela da sua sala de aula e pense em alguma história criada pela sua mente. Falando em óculos, não queria adiantar a boa notícia, mas vou: aos 23 você não vai usá-los mais! Sabe a tão sonhada cirurgia?! Deu certo! Mas ainda assim, cuide dos óculos. Eles custam caros, e você vai entender bem como dinheiro é valioso e cada centavo é um tesouro, basicamente.

Sobre a mamãe que disse acima:

Sei de suas diferenças, das grandes diferenças... da falta de empatia entre vocês duas. Mas a respeite, Mayara. Ela, seu pai e sua irmã são seus bens mais preciosos. Parece clichê isso, mas sua família é única, e cada membro dela será o único que ficará do seu lado, realmente, nos bons e péssimos momentos.

Sobre as amizades:

Ponto complicado! Nisso não vou lhe dar muita dica, porque aqui vai um item importante. Há coisas que você irá passar que irão fazê-la acordar 4 horas da manhã para se olhar no espelho, com os olhos cheios d’água e se perguntar: Por que eu, Deus? Por que isso aconteceu comigo? Mas eu cuidei tão bem deles, sempre estive ali, por que mereço tal desafeto? Mayara, primeiro, você não é perfeita, vai errar e muito, e saiba perdoar a ti primeiro... será consequência o outro querer ou não perdoá-la. Mas um fato importante para o seu desenvolvimento é que há acontecimentos em nossas vidas que vêm para nos derrubar, e lembra de que falei do quão você é especial? É especial porque você estará basicamente no fundo do poço, mas seu orgulho e capacidade irão levá-la a buscar novas alternativas, e graças a isso você vai descobrir outros mundos, outras pessoas, outros podres que a farão mais forte. E além disso, vai saber como realmente as pessoas são (aí entra a questão das amizades).

E isso é uma coisa que eu não esperava de ti, mas surpreendeu: você é firme na queda. O mundo lá fora é cruel, Mayara. Hor-ren-do. Mas, do que a conheço, você ainda vai olhar no feio algo belo. Então...boa sorte nisso!

Sobre estudos (outro clichê):

Estude mais. Tá, sei que até que é boa aluna, sempre arrasa em humanas, mas para com essa mania IDIOTA de deixar acontecimentos de fora afetarem-na em momentos tão importantes, como na prova de um vestibular, por exemplo. Sério, você vai olhar esses “momentos emocionais” depois como “Cara, por que me deixei levar por isso? TROUXA.” E o que aconteceu contigo para ficar tão ruim em matemática? Melhore isso, deixa SIM de sair para estudar mais Exatas... Mano, sou eu mesma falando diretamente a você, e não sua mãe! Sentiu a importância? E isso vai valer não só na escola, mas na vida, e com 25 anos você entenderá isso.

Paixões:

Aqui falo de duas questões – pare de se rebaixar e “apaixonar” pela primeira pessoa a dar-lhe moral (e ainda mais ou menos)...você vale mais que isso. Muito mais. Respeito a si mesma, Ame-se!

E ah, sobre esses seus sentimentos quando olha para uma garota da mesma forma como vê um garoto... já falo, é normal. Você vai aceitar isso bem, mas já repito: o mundo é cruel e horrendo, então esteja preparada para o pior. E deixa acontecer naturalmente: vão falar que é pecado, vão falar que você é só gay, que gostar de meninos e meninas é coisa de gente doente... mas ninguém tá dentro de você pra saber o que realmente sente. Ninguém, Mayara. O importante é um dia encontrar alguém que a faça sentir borboletas no estômago, mas que também irá unir a ti para construir um futuro melhor. Passos juntos, ok?

Saúde, objetivos de vida e final da carta:

Finalizando esta carta (por mim sentava contigo num bar, pagava-lhe uma Keep Coller – como você ama esse vinho estranho – para conversarmos por horas), gostaria de apontar três aspectos:

- Aproveite que você tá nova e, SIM, se acabe na academia, invista num nutricionista legal... Cuide-se. Ame-se. Não descubra isso quando pesar 105 kg e passar mal ao subir uma escada... porque uma coisa é ter 15 anos, a outra é ter 23.... é mais doloroso o objetivo. E cuide disso pra toda vida, combinado? Combinado. E sem noia.

- Lembra que falei de estudar? Não aproveite só na escola: Pegue firme no seu inglês, faça alemão (você sempre amou alemão, lembra quando ficava mudando na configuração do seu celular para alemão? Invista nisso), NÃO LARGUE A MÚSICA! NÃO LARGUE O TEATRO! Se for necessário já comece a arrumar pequenos empregos aos 16, 17 anos...de fim de semana mesmo! Você vai aprender a dar valor para cada dor de cabeça, cada neurônio queimado que vão valer pouco dinheiro, mas será SEU. E com ele, invista em minicursos, invista no seu violino, no violão... no futuro você vai descobrir o ukulele, e garanto em como você vai pensar “Caramba, por que deixei isso de lado?” E falo o mesmo do teatro... queria tanto dar na sua cara! Entre nisso de cabeça, foque nisso, foque nos estudos do vestibular... e aqui entro em algo importante: quando disserem para você, Mayara Lucio Farche (sentiu?), que está perdida no que quer, que teatro não dará futuro, que você não tem dom, que não vai conseguir... Qual palavra lhe ensinei mesmo? Ah, o Foda-se, isso! “Ahhh, mas e se forem meus pais falando?” Só sorri de volta e manda-os se foderem mentalmente. Porque você vai se arrepender um tanto bom depois. Já garanto.

Você vai ter uma vida legal, um plano de carreira bacana se continuar como tá. Afinal, você é guerreira e isso aprendeu muito bem com seus pais! Mas... não desista de você, ok? Não conseguiu uma vez? Vai de novo... e sei que a realidade não é fácil, então vai achando empregos, vai administrando bem isso! Você consegue.

Ah, um parêntese: você vai descobrir um dom na culinária, filha! Aproveite!

Enfim...teria muito para falar! Deixo então apenas uma frase. Gostaria de que a levasse contigo e repetisse toda vez que entrar em um buraco ou alguma cilada, ou quando bater o desespero.

Ninguém fará por você. Só você.

Combinado? Combinado.

E saiba que será sempre a minha garota favorita.

Beijão.

Mayara, 25 anos.