Pra quem serve todo o seu conhecimento?
O que é essencial? O que eu preciso de fato aprender?
De repente problemas matemáticos são mais importantes do que nossos próprios problemas, saber a KC (constante de equilíbrio) de uma reação quimica é mais importante do que ter um equilíbrio emocional, a KP (constante de pressão) ultimamente não existe só na Química, ela é bem real em nossas vidas. Por que aprender sobre a ditadura e saber sobre os milhares de mortos que ficaram pra história se com isso não aprendemos a ter compaixão? Por que esquecemos das pessoas que nao ficam pra historia? Pra quê saber que existem pessoas passando fome na África, se não conseguimos ao menos ter empatia? Por que lutar tanto se no fim, não estamos lutando por nada?
Pra que serve todo esse conhecimento? Tudo aquilo que nos é cobrado nao faz diferenca alguma. Passar em um vestibular super concorrido pode até ser legal, mas de nada vai adiantar se você não souber usar aquilo que aprendeu.
Deveríamos aprender a SER, não a TER. O "ter" não serve pra nada se você não sabe "ser".
Mas se tudo aquilo que aprendemos só serve para nós mesmos, qual é a graça?
E então, por que você faz tudo o que faz? Você sabe pra que(m) serve todo esse seu conhecimento? Se for só por causa do dinheiro, parabéns, você é mais uma vítima do mundo onde vivemos.
Aquilo que você aprende morre com você, mas aquilo que você ensina, isso será como um objeto precioso que é passado de geração em geração em alguma família. Aprenda, e você rapidamente será esquecido, ensine e você será eternamente lembrado.