Eternamente Eros "Saudades Eternas"

Querido Eros, infelizmente eu já sabia que a sua hora tinha chego pouco antes do seu óbito, de fato acontecer. É com grande pesar que escrevo essas palavras, entretanto eu não gostaria de me despedir de você sem uma homenagem devida, mesmo entendendo ser impossível expor com palavras o companheiro incrível, fiel e leal que você foi ao longo desses 13 anos e ciente de que sentimento não se explica, se sente, visto que a razão é diferente da emoção.

Eu me recordo quando entrei no Pet Shop e te escolhi, era um momento muito difícil na minha vida, há pouco eu havia perdido um ente muito mais do que querido. Eis que você surgiu, o meu escolhido, para me acolher e ser acolhido, mas nem na esfera onírica mais longínqua eu imaginava que fosse fosse ser um companheiro tão especial.

Vale reiterar que era um momento muito difícil, eu estava mudando de cidade, mas a sua presença foi fundamental nesse processo.

Quisera eu com palavras expressar

o quão único você era, mas é imensurável.

Um companheiro fiel, leal, memorável

e para sempre irei lembrar.

Os seres humanos vivem muitos anos mais, para que possam aprender a amar.

Vocês (cachorros) vivem tão menos, pois já nasceram com esse dom intrínseco e inseparável.

Impossível mencionar cada momento tão único e inenarrável,

ao lado deste amado infinitamente mais que venerável

que deixa a cicatriz da sua perda e nem o tempo irá curar.

Como não lembrar de uma criatura que não é dotada de defeito?

As pessoas mentem, vacilam, enganam, trapaceiam, jogam, induzem ao erro, mas os cachorros não.

Dê o seu coração a ele, e ele também o fará, sem interesse ou ambição.

Tudo que eles (cachorros) precisam é de uma pitadinha de amor, carinho e atenção.

Eros me perdoe pelos meus erros na sua jornada, mas eu, mesmo que seja do meu jeito,

imortalizarei você para sempre. Do lado esquerdo do peito, dentro do meu coração.

A sua perda é inestimável, imensurável e insubstituível e portanto tanto eu quanto a minha mãe, a Nika (cão labrador) e o Tom (papagaio) sentiremos e muito a sua falta.

Lembra-se quando pegou fogo em casa e o Tom teve que dormir no quintal e você para protegê-lo dos gatos dormiu em baixo da gaiola?

O Tom não!

Lembra-se quando você aprontava com a Nika e morria de ciúmes?

A Nika não!

Lembra-se quando a minha mãe tentava passar remédio em você e você a mordia inteira?

Ela não, até das mordidas ela vai sentir falta!

Lembra-se quando morávamos em Pouso Alegre e voltávamos semanalmente a Sorocaba, ou quando íamos viajar e você sempre ia junto?

A minha mãe e eu não!

Lembra da primeira vez que nos vimos no Pet Shop? Se eu fechar os olhos eu consigo até sentir o frio na barriga, tal qual eu senti no primeiro dia que eu te vi e que você dormiu em casa.

Lembra de quando a gente saía passear, eu te soltava e corria na direção contraria e você vinha correndo desesperado ou ainda quando estávamos em qualquer lugar e alguém tentava me agredir ou fingia fazer isso e você me defendia prontamente?

Eu vou lembrar pra sempre, valendo ressaltar que a minha mãe vive dizendo que eu não esqueço nunca das coisas, então onde você estiver, pode ter certeza disso.

Lembra do seu último olhar antes de nos deixar para se transformar em uma estrela e levar o seu brilho para iluminar os céus?

Eu e a minha mãe não!

Por último, mas não menos importante, você veio para "substituir" o meu avô Cláudio que eu nem preciso dizer o quanto era importante, meus textos "Dr Claudio C. M. de Araujo" e "Herança" são auto explicativos e eu devo dizer que você exerceu essa função "ingrata" por muitos anos com maestria, mediante a sua perda eu sei alguém muito especial está por vir, eu não posso dizer melhor, pois eu penso ser impossível.

Ao contrário do que diz a minha mãe de que nunca mais quer ter cachorro, eu parafraseio as palavras da minha amiga Miriam Algarra dizendo que:

"Que eu possa aceitar a vida com tudo o que ela oferece: alegrias, tristezas, sofrimentos, ciúmes, paixão, raiva, expectativas, frustrações e surpresas!

Que eu possa nunca negar este presente tão precioso que recebi e agradecer e reverenciar todos os responsáveis por esta vida que hoje desfruto, pais e mães que se estendem por longínquas gerações.

Agradeço também a Deus, como eu o vejo, como pura energia vital que se espalha pelo universo e preenche tudo com amor. Cada folha, cada extensão de tronco e grão de areia. Todas as estrelas e astros do céu e cada átomo e cada molécula. Cada pedacinho de vida que me permite ser, enquanto sou, eu agradeço!"

Não amar por temer a dor é não viver por temer a morte.

Eu te amo por um motivo bem simples, suas qualidades compensam e fazem ínfimos os seus defeitos, seguindo a linha de raciocínio do meu texto "Reflexão sobre as pessoas serem dotadas de defeitos e qualidades."

Descanse em paz meu amor, você será lembrado eternamente, algumas pessoas vão para o inferno e outras para o céu, os cachorros vão para onde quiserem.

Gui Machado e Miriam Algarra
Enviado por Gui Machado em 31/08/2015
Reeditado em 15/02/2016
Código do texto: T5365238
Classificação de conteúdo: seguro