5 lições que eu já deveria ter aprendido

Dar lições me soa um pouco moralista ou acadêmico demais. Nunca tive vocação para ensinar e admito, certa dificuldade pra aprender. Tenho coração teimoso, desses que de tanto levar porrada, caleja, acostuma e nem reage. Brinca feito criança, mas carrega cicatrizes de anos exposto ao sofrimento por vezes opcional. Eis algumas lições que ele já aprendeu, mas hesita pôr em prática:

1 - Nunca espere tempo demais. Ter a sensação de que a vida é longa é a forma mais fácil de deixar que questões urgentes sejam empurradas com a barriga e nesse caso, não importa se ela é tanquinho, uma hora nos damos conta que os anos correram. Adiamos, remarcamos, fixamos outros prazos e nesse meio tempo tanta coisa acontece, menos o que mais queríamos.

2 - Não seja sempre legal. Em alguns dicionários, legal significa babaca. Não ria sem vontade. Não vá se não tiver a fim. Não empreste se não quiser - principalmente grana - , e se emprestou, cobre quando não devolverem. Não diga apenas o que desejam ouvir e não dê conselhos a quem não te pede e nem se pedirem. Ninguém gosta de conselhos. No fim das contas, os legais ficam em casa numa sexta à noite escrevendo num blog enquanto os sacanas se divertem. Isso não foi pessoal!

3 - Desencane de tentar agradar sempre. Você não vai conseguir, ninguém consegue. Seja o único que não curtiu aquele filme, deteste a banda da moda, discorde, conteste, seja do contra, mas sem exagerar. Pode se tornar um rebelde sem causa e não há nada mais chato. Permita-se mudar de opinião também, apenas tenha personalidade e não a deixe frágil, para que só você possa moldá-la.

4 - Perdoe com mais facilidade. Falso moralismo é um saco e que atire a primeira pedra quem nunca traiu. O namorado, a confiança, a dieta, a promessa... Não é fácil, eu sei, mas essa história de esperar devoção e tratamento diferenciado de um ser humano é burrice. Vida real é perigosa, é flor com espinhos, fora que admitir que o outro pode errar te deixa na confortável situação de não sentir culpa quando é você quem precisa de perdão.

5 - Sofra na medida. Sua vida não é um drama mexicano a não ser que tenha uma irmã gêmea chamada Paola Bracho ou se chame Carlos Daniel. E na atual crise hídrica, até lágrima é bom economizar. Mas chore de vez em quando, baixinho, no seu quarto, pra não esquecer que pode ser frágil e ao menos uma vez no ano tenha uma crise, grite, diga verdades, magoe se preciso, é o seu momento. Tem verdades que só podem surgir nessas horas. Peça desculpas se for o caso, mas é sempre melhor deixar escapar o que nos faz mal.

Não quero dizer que sei tudo da vida e menos ainda que sigo à risca minhas "valiosas" dicas, mas há algo que o amadurecimento traz, uma clareza, uma sensação de saber fazer a coisa certa, o grande problema é a eterna luta entre razão e coração. Em mim ele sempre pulsa mais alto.

Débora Brun
Enviado por Débora Brun em 23/08/2015
Reeditado em 14/06/2016
Código do texto: T5356856
Classificação de conteúdo: seguro