Fórum Maracajá
Fórum Maracajá
BREVE HISTÓRICO e APRESENTAÇÂO
PDF 449
Aniversario da Ilha do Governador – Fórum Maracajá
Em algum lugar da Ilha do Governador (Rio de Janeiro RJ), em alguma data do ano 2005, um grupo de amigos reuniu-se para falar e conversar sobre assuntos pertinentes à Ilha, falar daquele momento, daquela época e da história da Ilha. Ao final surgiram os questionamentos chaves: O que fazer? Como? Onde?
Conversas junto à orla que geraram e formaram um movimento, e ideias a realizar. Surgia o MPMRHIG – Movimento de Preservação da Memória e Resgate da História da Ilha do Governador. Em nome do movimento criado, no ano de 2006 fui agraciado com o diploma de Amigo do 19º GBM. Dentre as ações do MPMRHIG, que estavam mais focadas no passado, surgiu uma maior, focada no presente, o Fórum Maracajá, tornando-se a principal ação sem diminuir a importância do MPMRHIG, que prosseguiu mais timidamente, cada qual com as suas funções e ações.
A primeira grande ação do MPMRHIG foi à realização das comemorações do aniversário da Ilha. Sob a minha liderança, as comemorações foram denominadas de Fórum Maracajá. Fato que me coube como reconhecimento do trabalho realizado, o Prêmio Lions de Cultura 2005, e um certificado de apoio ao projeto cultural Poesilha Acontece (2005). A ideia inicial era de que a cada ano o fórum mudasse de nome, a cada ano receberia um dos antigos nomes da Ilha do Governador, Maracajá foi um deles. Mas o nome Maracajá foi bem aceito por aqueles que trabalharam e colaboraram, e a comunidade insulana, descartando-se a ideia inicial e perpetuando o nome Fórum Maracajá. A abertura do evento sempre começava com o Café Indígena, oferecendo comidas e bebidas de origem indígena, fazendo uma apologia ao welcome coffee servido em aberturas e inícios de eventos, o café de boas-vindas.
O Fórum Maracajá sempre partiu de um princípio simples, juntar para somar forças, um agregador e catalisador de ações. Executava algumas ações e incentivava outras e outros, para comemorar juntos o aniversário da Ilha. Formando assim uma grande programação que se entrelaçavam umas às outras. Sempre contou com as mídias impressas que circulam no bairro e com as instituições públicas existentes na Ilha, instituições da esfera municipal e estadual. Até a federal com a participação da Banda de Música da BAGL – Base Aérea do Galeão. Citar todas as participações neste momento seria tema de uma pesquisa.
Em 2007 o projeto Aniversário da Ilha do Governador recebeu da Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro o Certificado de Mérito Cultural. Uma das ações do fórum foi a realização de um concurso literário que começou de forma humilde entre as escolas públicas da Ilha. Com a popularização da internet passou a receber trabalhos de outros bairros, cidades do Brasil e na terceira edição recebeu trabalhos de Portugal.
Em 2009 o teve uma projeção internacional, com a participação no IYA/2009 – Ano Internacional da Astronomia com a instalação de um “Nó Local”, registrado no evento internacional e na Semana de Ciência e Tecnologia. Promovendo a astronomia durante o ano com exposições na Biblioteca da Ilha, na Casa de Cultura Elbe de Holanda e na Lona Renato Russo e observações astronômicas na Lona Cultural com evento denominado Noites Galileanas, que aconteceu no mesmo momento que outros semelhantes aconteciam em diversas localidades do planeta. Contou com as participações diretas de: Adriano Soares, Áureo Ramos, Gilberto d’Alma, Hélio de Assis e Valdir P. Augusto, que desempenharam relevante contribuição.
No momento estou afastado geograficamente da Ilha. Estive algum tempo em São João de Meriti/RJ, onde fiz parte do FOMEC – Fórum Meritiense de Cultura. Promovi um concurso de logomarca nos 100 Anos da Revolta da Chibata. Participei criação da Carta Magna de Cultural da cidade e participei como delegado representante na 2ª Conferencia Estadual de Cultura (2009).
Hoje estou em Natal/RN. Faço parte do IHGRN - Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, instituição cultural com mais de 100 anos de existência, como Sócio Efetivo. Estou cadastrado no CMEC – Cadastro Municipal de Entidades Culturais da FUNCARTE - Fundação Cultural Capitania das Artes, como escritor.
Também sou colunista de Informática em Revista e concorro ao Prêmio Destaques do Mercado 2013, na categoria colunista, prêmio produzido e oferecido pela mesma revista. Articulista colaborador em dois jornais: o Jornal de HOJE de Natal/RN e o Jornal Metropolitano de Parnamirim/RN, além de alguns artigos publicados no jornal O Mossoroense de Mossoró/RN.
Texto disponível em:
http://forumaracaja.blogspot.com.br/2013/07/historico-e-apresentacao.html
Texto republicado em:
http://www.publikador.com/cultura/maracaja/2015/08/forum-maracaja/
http://www.linkest.net/pessoa/3807394651
Em 16/08/15
Outros textos:
http://www.publikador.com/author/maracaja/
http://www.recantodasletras.com.br/autor.php?id=173422
http://www.publikador.com/author/rcardoso277/
http://www.informaticaemrevista.com.br/
http://issuu.com/robertocardoso73