Delícia de Lúcia
Você vai ficar de queixo caído, leitor querido: o texto abaixo é uma transcrição em absoluta - e não dissoluta - primeira mão, de uma correspondência original da Irmã Lúcia, de Portugal, para uma menina
de nome Teresa. Teresa que não é a Madre de Calcutá, mas deixo a você o trabalho de a identificar. A única pista que dou, é que é recantista...
E há de ter sido fenomenal, se não celestial, aquele Natal de 1959. O meu, ao que me lembro eu, além do tanto que choveu, acho que ainda curtia o impacto do primeiro filme que vira, sobre a vida e trágica morte doutra Maria, a Goretti.
Interessante notar o recato de Irmã Lúcia, que se prodigaliza em beijinhos para a menina Teresa, mãe e irmãozinhos, ao pai, com o rigor dos conventos, manda religiosos cumprimentos.
"Querida Teresinha
Como já nos designou para ir com a mãezinha para a África, o Menino Jesus do Carmelo de Coimbra encarrega-me de lhe enviar em seu nome esta carta com muitos beijinhos para ti, para os manos e para a mãezinha, com religiosos cumprimentos para o pai.
Desejo-lhe muito boas festas e um feliz ano novo.
Sempre amiga
Irmã Maria Lúcia
Natal de 1959"