50 Anos Depois
1965.
Uma criança de quase 9 anos admira seu pai, desenhando um símbolo, com traços firmes, elegantes e sem levantar a caneta do papel. Um símbolo!
O pai explica que aquele símbolo representava 4 (quatro) quatros e era a logomarca que fora escolhida para as comemorações do quarto centenário da nossa cidade. Cada um daqueles números 4 (quatro) representava um dos séculos decorridos desde a fundação da querida Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, nossa "cidade-mãe-gentil". Dalí a pouco, o próprio Papa Paulo VI iria acender, do Vaticano, as luzes que iluminariam o Cristo Redentor.
2015.
A criança, hoje com quase 59 anos, e muita gratidão por estar viva e feliz, se prepara para comemorar os 450 Anos dessa mesma cidade.
Para alguns, pode não significar nada mas ela sabe que, para ela e seu pai, é um grande momento de celebração. De recordação de bons tempos vividos. De rememorar as alegrias e frutos colhidos ao longo de uma vida.
Nesse 1 de março de 2015, aquela criança, nascida em 1956, estará no Palácio Municipal, junto com os atuais governantes e alguns ilustres convidados, comemorando (e principalmente reivindicando bastante, como lhe é próprio) não apenas os 450 anos mas, principalmente, um futuro mais alvissareiro e justo para nós cariocas.
Vou sozinho, porque o convite é individual e intransferível.
Gostaria que você e a mãe estivessem, fisicamente, comigo...mas os levarei no coração. Estarei lá representando nós três.