MISSIVA A CONCEIÇÃO LIMA

Tese Anunciada (enviada a F. Machado) - « "País em viagem",,, Estou nessa!!! Parabéns!! » - Conceição Lima (*)

TEXTO:

Creio, Conceição, que um dos grandes ERROS de muita “gente” portuguesa é ESQUECER-SE de que o caminho para o futuro se faz CAMINHANDO ... e não ficando à sombra da bananeira ou, então, agindo “Maria vai com as outras”.

Aliás é esta denúncia que alguns dos nossos grandes intelectuais de sempre têm insistentemente vindo a sublinhar! (Estou-me lembrando do ainda vivo Eduardo Lourenço que, à vista deste nacional complexo, o apelidou de “chaga” que, como é óbvio, deverá ser curada!). Eu sei que V. está vendo onde eu quero chegar...

Ademais, todo o articulado de PORTUGAL PEQUENINO se espelha numa GRANDE VIAGEM ao PAÍS PROFUNDO, que muitos portugueses ainda desconhecem.

Daí que, descaradamente (ou não) certos «intelectuais de algibeira» fazem questão de o menosprezar: que o "negócio" deles é outro! Enfim... e veja lá que um talzinho (como diria o estadista João Jardim) do site do Face - VINTE E CINCO DE ABRIL SEMPRE (até neste Site!) - resolveu tres-ler o conteúdo da mensagem que eu delicadamente neles partilhei "entendendo que eu estava a fazer publicidade", num expresso «convite cultural» de leitura de PORTUGAL PEQUENINO, de Maria Angelina e Raul Brandão. E justificou que o dito (deles) SITE apenas trata somente de POLÍTICA!

Daí o tema do Soneto que elaborei, o qual faço votos que os ditos o venham a ler: se é que o entendem!!!

É por estes, e por outros destemperos que está de rastos a nossa PORTUGALIDADE!

Bem haja ilustre amiga pela partilha preciosa da sua opinião. Cumprimentos cordiais do poetAmigo SEMPRE

Frassino Machado

(*) – Professora e dinamizadora do programa da Rádio Vizela, no espaço semanal da HORA DE POESIA, com larga audiência.

*

CIDADANIA OU ALIENAÇÃO?

Aos críticos de “Portugal Pequenino”

Se a Pisca mais o Russo vissem tal humilhação,

Que eliminou de certa Tribuna uma curta cena,

Não só lamentariam com provocadora pena

Mas talvez promovessem nas Letras a revolução.

Dizer que PORTUGAL PEQUENINO é publicidade,

Sem sequer conhecer o ilustríssimo conteúdo,

Só prova cabalmente a incultura, prova tudo,

E suspeita por certo haver máscaras na “Cidade”…

Se a tal TRIBUNA reivindica ser “só de Política”

Pois que o seja reforçando aquela CIDADANIA

Onde moram valores despidos de ALIENAÇÃO.

Não há Política que dispense a Cultura e a Ética,

Não há Política sem Natureza e harmonia,

Sem paixão pelos Simples e p´ lo Povo da nação.

Ser “25 DE ABRIL” não é ser teatro e paisagem

Mas é, sim, sobretudo, ser um PAÍS EM VIAGEM!

Frassino Machado

In RODA-VIVA POESIA

FRASSINO MACHADO
Enviado por FRASSINO MACHADO em 27/01/2015
Código do texto: T5115799
Classificação de conteúdo: seguro