Carta Para Mães Super-Protetoras
Mãe,
Eu não me lembro muito bem, mas tenho certeza que você se lembra de quando chorei pela primeira vez. Era um ser tão pequeno, tão indefeso, tão vivo... Mãe, eu não me lembro, mas eu tenho certeza que naquele momento eu sabia que cada segundo da minha vida dependia inteiramente de você. Eu nem te conhecia, mas já me apaixonara; naquele momento senti que você dedicaria cada segundo da sua vida à minha pessoa. Mãe, eu não me lembro, mas, sabe, quando andei pela primeira vez, tenho certeza que seus olhos se encheram de lágrimas. Naquele momento já não era mais tão indefeso. Já não dependia tanto de você, mas o seu desejo de continuar a me pegar no colo quando acordava, de não me deixar andar muito no asfalto ou brincar de pega-pega com os primos maiores sempre dominava. A desculpa, disso eu me lembro era sempre o clima, ou não sujar o sapato ou a roupa, ou, simplesmente, não queria que eu me cansasse. Mãe, desde aquela época, eu sei que na verdade você só queria que eu soubesse que você estava ali para o que eu precisasse, e meu coração já sentia o seu desejo de que o tempo parasse, de que eu não crescesse. Mas eu cresci.
Abri a geladeira só, pela primeira vez... Tomei banho só, pela primeira vez... Limpei-me só, pela primeira vez (rsrs)... Preparei o meu café da manhã só, pela primeira vez... Fui à escola só, pela primeira vez... Escolhi o meu corte de cabelo só, pela primeira vez... Dei o meu primeiro beijo... O meu primeiro relacionamento... A minha primeira decepção... Minha primeira entrevista de emprego... Tudo o que sou, fiz e escolhi passou por uma primeira vez tão assustadora, mas eu sabia que podia contar com você.
Mãe, você não queria que eu crescesse, mas eu cresci. Mãe, com toda certeza, se eu pudesse realizar apenas um desejo seu, seria esse. Eu não queria crescer mãe, mas eu cresci. Eu cresci! EU CRESCI! Mãe, se hoje eu te aviso que vou sair ao invés de pedir a sua permissão, é por que eu apenas espero que você deposite em mim, mesmo que por algumas horas, a confiança que depositei em você a minha vida inteira. Confie em mim por um momento e esqueça a mente maldosa de seres que circulam por aí. Pode ter certeza que eu jamais quereria te decepcionar.
Mãe, quando eu te enfrento para tomar minhas próprias decisões, não quer dizer que eu queira ser superior, nem que eu queira te afastar e muito menos que eu queira que você saia da minha vida. Quer dizer apenas que acreditei tanto na sua criação e educação que eu já posso praticar. Mãe, quero errar, me arrepender, tentar de novo, errar de novo e tentar até acertar, e isso não vai ser possível se você continuar a tirar todas as pedras do meu caminho evitando que eu tropece e até caia. Mão eu quero viver a minha vida, eu quero ensinar aos meus filhos através das minhas experiências, com as suas não terá a mesma emoção.
Mãe, dizendo isso eu quero que minha vida passe a ser apenas uma janela que você possa visitar. Quero que você entenda que o tempo passou. Quero que você saiba que eu te amo. E que o colo de mãe sempre será colo de mãe. Que nada nesse mundo vai me abalar diante desse amor e que a lembrança se vai com o tempo mas a experiência e o amor jamais. Dizendo isso, eu quero que você saiba que eu te amo, mas também entenda que eu cresci.