Carta pra você

Acho que eu nunca fui muito de aderir a datas específicas no calendário. O ano novo é uma delas: prometer ser uma pessoa melhor no próximo ano... evoluir e deixar tudo de ruim pra trás, no ano que está indo embora. Mas isso é só empolgação das festividades que, geralmente, dura apenas no primeiro mês. A vida continua acontecendo: você trabalha, paga as contas, conhece algumas pessoas e se despede de outras. E isso não é ver o lado ruim, é apenas a vida.

Mas esse ano resolvi tentar aderir a filosofia "Novo ano, novo eu". Afinal, apesar de um ano novo não passar de uma mudança no calendário, o fato dele começar do zero é um incentivo para tentar tudo de novo. E de fato preciso mudar o cara que viveu ano passado, pois mal parece que ele viveu. A negatividade explicita foi um de seus maiores defeitos. Só quem conhecia podia entender e escolher suportar essa característica. Por dentro, assim como poucos podiam crer, ele ainda acreditava, mas o medo do desconhecido o impedia de tentar. Aquele que sempre escreveu sobre amores não correspondidos ou corações partidos e sempre procurou aquela que alguns diziam estar morta e outros apenas que ela estava em algum lugar esperando ele amadurecer e o destino acreditar que ele finalmente merecia uma ajuda para encontrá-la. Está na hora de dizer a ele que agora eu sou aquele que acredita que ela está sim esperando e que deve estar sentada na calçada vendo a vida passar ouvindo Legião Urbana. Ela se levanta as vezes e acompanha um desconhecido ou outro que passa, mas logo percebe que na verdade estava esperando um outro alguém. Mas também está na hora de mostrar pra ele que ela não vai esperar pra sempre e que ela não vai passar na rua dele sem querer só porque estava entediada no lugar que estava antes. Não há necessidade de sair correndo, mas um passo nunca será dado com as pernas paradas no mesmo lugar esperando que a rua se mova sozinha.

Ele deve sentir tudo que vier, olhar pra frente e seguir. Não se amadurece apenas se esquivando dos espinhos, afinal todos que conseguem fazer isso é porque já tentaram pegar uma rosa sem medo. Ele tem que entender que ele deve falar, senão vai acabar gritando desnecessariamente. Ele tem que tentar acordar cedo para ver o sol nascer e ver que as vezes vale a pena se esforçar um pouco mais para ver algo bonito acontecer. Ele precisa perceber que o escudo que ele criou contra o mundo é bom, mas possui falhas e ele precisa agora, mais do que nunca, aprender a atacar e lutar pela vitória.

Mas não pense que estou te dizendo que deve parar de escutar a si mesmo e aos seus desejos e vontades. Não estou dizendo que não deve fazer aquilo que você quer fazer e menos ainda que deve fazer o que outros dizem que você deveria fazer. Você já deve ter notado que as pessoas dizem que você deveria trilhar por um caminho que elas acham perfeito para elas. Mas elas se esquecem que a beleza da vida não está sem cruzar a linha de chegada, mas sim em como foi o trajeto e a paisagem até chegar lá. E as vezes o jornada é muito mais interessante que o lugar para onde estamos indo. Por isso ele deve caminhar pelo lugar onde acredita que será mais feliz, mas ciente de todas as possibilidades e consequências de suas escolhas. Saber o que pode vir a frente é uma excelente maneira de se preparar para entender e aceitar as coisas e aprender com elas, ao invés de simplesmente reclamar que as coisas não saíram como o esperado. E se mesmo assim achar que esse é o melhor caminho, levante, tome café e comece a caminhar. Aproveite a vista, tire umas fotos, tente ajudar quem merece no caminho, afinal ele terá ajuda mesmo que não perceba. E terá de saber: pode-se parar pra descansar um pouco.

Não tem como esperar resultados diferentes fazendo a mesma coisa. A mudança é necessária e inevitável. Ela precisa acontecer em algum momento e a sua precisa ser agora. Não podia mais te ver sentado vendo a alegria dos outros sem saber onde está a sua. Olhando o sofrimento dos outros e querer ajudar sem nem mesmo saber o que fazer o seu. Eu sou aquele que te conhece tão bem e sei exatamente pelo que está passando, o que está sentido e o quão quer que as coisas melhorem. E estou aqui pra tentar te mostrar que você pode fazer melhor e que valerá a pena se você tentar mesmo que as coisas não saiam como você queria no início. Mudamos de ideia e desejos o tempo todo e as consequências das tentativas fazem isso.

Essa é a motivação. Um novo ano começou e novas coisas precisam ser feitas, aprendidas, conquistadas. Por menor que ela seja, você precisa dela.

Vá e descubra! Há muito esperando por você, mas você deve ir...

Raymond Scott Freeman
Enviado por Raymond Scott Freeman em 12/01/2015
Código do texto: T5098799
Classificação de conteúdo: seguro