TV Cultura na berlinda
Amigos da TV Cultura (SP)!
O documentário sobre o uso das urnas-E seria apropriado se exibisse não só as poucas virtudes do equipamento bem como alguns defeitos, principalmente o fato de não ser possível efetuar a conferência dos totais acumulados eletronicamente contra contagens manuais em algumas zonas/seções eleitorais escolhidas ao acaso ou solicitadas por aqueles que percebessem alguma atitude suspeita durante o pleito.
Da forma que vem sendo apresentado, não ilustra as armadilhas que o processo carrega e que podem ser camufladas aos desconhecedores do universo da informática (95% da população). O formato atual imposto pelo TSE da condução do pleito compromete o exercício pleno da cidadania, obrigando-nos a usar mecanismos que são rejeitados inclusive nos países fabricantes das tais urnas.
Acoplar uma impressora a cada urna deve custar menos de 5% do valor da mesma (nada mais do que um micro “paraguaio” com um programa que pode ser elaborado por um adolescente e corrompido por facínoras portadores da mais letal das armas: a caneta). E qualquer que seja o preço para dar legitimidade ao mais importante processo do país, a DEMOCRACIA pagará com satisfação.
Com certeza, bem mais barato do que permitir que elementos nocivos sejam “eleitos” para lesarem nossos cofres e desacreditarem nosso modelo de governo.
Este é o enfoque que o documentário deve abordar com seriedade. Terminando por propor um amplo debate aberto com a sociedade, reunindo os gabaritados técnicos das universidades que relatam os perigos deste processo suspeito e os elementos do TSE para defenderem o modelo imposto (se puderem).
A propósito: já noticiaram com ênfase as danosas situações ocorridas em Alagoas em outubro de 2006 quando centenas de urnas-E exibiram discrepâncias nos resultados tabulados? Este fato é tão grave quanto os escândalos de “mensalão”, “sanguessuga” e outras “pizzas” do gênero!
Haroldo P. Barboza – Matemático, Analista e Poeta.
Título eleitor : 200275503/96 (vale para algo dentro deste sistema obscuro?).