ENEM - SELEÇÃO ESTUDANTIL OU TORMENTA?
CARTA ABERTA À PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF
EXCELENTÍSSIMA SENHORA
PRESIDENTA DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Como educadora agora aposentada, tive acesso a algumas PROVAS do ENEM do ano passado, durante a orientação e avaliação do nível de desempenho  de uma sobrinha. Fiquei horrorizada, ao constatar que as questões, principalmente, de Língua Portuguesa não se caracterizavam como um processo de avaliação de aprendizagem, mas considerei um terror para o aluno de nível médio; mesmo aquele bem preparado. Passei a me perguntar o que é isto? Para onde os elaboradores dessas provas querem levar o estudante brasileiro? À vida ou para morte? Sim, porque um estudante de nível médio normal não tem condições de fazer uma prova nas condições que as questões são formuladas, considerando que são 5h e 30min para responder três provas: Língua Portuguesa, Matemática e Língua estrangera, perfazendo o total de 90 questões.
Ontem tomei conhecimento que uma aluna enfartou em Olinda-PE, em plena prova, O que lamentei profundamente.  VESTIBULAR ou coisa semelhante precisa transformar-se em QUESTÕES DE VIDA E NÃO DE MORTE!
Quero neste momento registrar meu repudio a forma como o estudante brasileiro estar sendo tratado nessas avaliações:
1º - No ENEM não deveria haver qualquer discriminação, isto é, cotas para esta ou aquela categoria de alunos; todos os estudantes brasileiros deveriam participar em igualdade de condições, nem pretos, nem brancos, nem alunos provenientes da escola pública ou privada. Mas, se houver seleção, essa seria única e igual para todos.
2º - As provas deverão ter condições avaliativas para um aluno de nível médio. Sem Gerar verdadeiro pânico para um estudante comprometido.
3º- Considero que os Estudantes Brasileiros deveriam ter VAGAS GARANTIDAS nas UNIVERSIDADES, logo que terminassem o 3º ano do ENSINO MÉDIO, sem essa avaliação (vestibular), que na verdade não é parâmetro para conhecimento estudantil.
4º- É preciso que o Governo e os políticos brasileiros se comprometam um pouco mais com os adolescentes e jovens de forma prática, e não discursiva. isto é, LIBERANDO VERBAS PARA A CONSTRUÇÃO E EQUIPAMENTO DE UNIVERSIDADES que garantam o direito a todo estudante que queira alcançar o nível superior de ensino. UMA DESSAS FONTES DE RENDA PODERÁ SER ALGUM DOS JOGOS LOTÉRICOS QUE SEMANALMENTE O BRASILEIRO DOA AO GOVERNO, COM MUITA BOA VONTADE, NA ILUSÃO DE MELHORAR SUA VIDA.
 Por que uma dessas fontes de renda líquida que chega ao Governo semanalmente, não poderá sustentar um PROJETO AVANÇADO DE CONSTRUÇAO DE UNIVERSIDADES? Basta para isto, uma vontade política justa, neste País.
A Madre TERESA DE CALCUTÁ afirmou em uma das suas frases:
“O GRANDE PECADO, HOJE, É OLHAR DE BRAÇOS CRUZADOS PARA O MUNDO DE DOENTES, DE FAMINTOS, DE INJUSTIÇADOS”.
Raimunda Santana
Raimunda Santana
Enviado por Raimunda Santana em 10/11/2014
Código do texto: T5030303
Classificação de conteúdo: seguro