Princesinha do Papai - carta para minha filha.

Filha,

Não sei com quantos anos irá ler essa carta e nem se irá entender quando ler, mas quero deixar meus conselhos gravados aqui, para que não se percam em nossos sentimentos, vontades e anseios.

Hoje você só tem 1 aninho e já me faz o homem mais feliz deste mundo, suas danças, suas risadas, seus aprendizados, tudo isso me fascina, eu poderia ficar o dia todo só te olhando assim como eu fazia quando você nasceu. Uma emoção incomparável, indescritível, uma mistura de ansiedade por ver seu rosto, misturada com um medo de ser seu Pai, um medo da responsabilidade que ali estava por vir.

Minha preocupação com você começou cedo, desde a barriga de sua mãe eu já sou um pai neurótico, paranoico. Claro que assisti seu nascimento, não chorei, até porque só estava preocupado, só queria ver você e sua mãe bem, te carreguei no colo pela primeira vez e meu coração que estava acelerado, parou. O mundo em volta parou! Os sons ao redor foram sumindo e só sobrava seu choro... Naquele momento eu sabia o que era felicidade.

Você entrou no quarto e deitada no seu bercinho, quase sem abrir os olhos, eu babava em cima de você, olhava por vários minutos para seu rosto, não pensava nada, só te admirava e continuo fazendo isso até hoje.

Desde então vivo por você, por nossa família, vivo para poder ver seu sorriso todos os dias, vivo para poder te consolar quando chorar, vivo para tentar te ensinar, mas hoje vejo que com apenas 1 ano você já me ensina mais do que o inverso.

Filha, saiba que a vida aqui não é fácil, você não terá tudo o que quer. Aliás, você já está aprendendo isso, chora quando não te damos o terceiro Danoninho depois da janta, mas você irá saber, no futuro, que foi pro seu bem!

Lembre-se que escola é importante (talvez nem tanto) mas as coisas que aprendemos na escola, fora as matérias, são importantes. Confuso né? Mas irei tentar te explicar mais pra frente.

Faça o que quer fazer, não se preocupe com a opinião alheia, não faça nada para aparecer para os outros, você já aparece, já tem um brilho natural, você não precisa se esforçar pra agradar ninguém. (ouça o seu coração, o papai e a mamãe e o Papai do céu)

Se você quiser ser bailarina, jogadora ou até astronauta, saiba que irei te apoiar, mas faça de coração, sempre! (se quiser ter uma banda também, melhor)

Humildade, compaixão pelas pessoas, isso seus avós me ensinaram de sobra, não queira o mal de ninguém, não faça o mal para ninguém e não seja mais que ninguém.

Se estiver em um grupo onde todos estão se gabando das coisas, se gabe também, não precisa se rebaixar, mas se estiver em um grupo no qual as pessoas são humildes, seja á mais humilde, isso nunca vai te fazer mal, só te trará bons resultados.

Não sou a pessoa mais certa pra lhe falar de estudos, escola e trabalho, mas lembre-se, faça o que for, mas que seja com o coração.

Sobre namoro? Não falaremos muito sobre isso agora, mas saiba que seu namorado vai ter grandes responsabilidades e eu não sou muito calmo...mas melhor deixarmos isso pra depois.

Respeito com os mais velhos, muito importante, aliás, precisamos respeitar todo mundo, sempre que for criticar alguém, tente se colocar no lugar da pessoa, veja que todos temos nossos motivos não tem um lado certo e sim um ponto de vista, como já diria Raul.

- Quem é Raul?

Se você ainda não conhece é porque leu muito cedo essa carta, mas as chances de você já conhecer são grandes, pois você já ouvia desde que nasceu, aliás, gosto musical nós iremos conversar mais pra frente também. (prefira rock!)

Papai do céu existe e cuida da gente, ele não castiga, não faz mal a ninguém, sempre que precisar fale com ele, ele irá te dar os melhores conselhos, melhores que os meus aliás!

Não julgue ninguém, todos somos iguais, goste de todo mundo, independente de tamanho, cor, sexo etc. Lembre-se que nós sempre devemos nos colocar no lugar do outro.

Filha, eu estarei ao seu lado todos os dias para tentar te passar esses conselhos, que não são verdades incontestáveis, e se você me puxou, irá contestar todos eles.

Mas isso é bom, nunca aceite as coisas, sempre duvide, questione, procure. Mas não se esqueça, a sua opinião é igual a de todo mundo, ninguém é mais do que ninguém.

Quando estiver errada, assuma seus erros, peça desculpa e enfrente as consequências.

Você pode contar tudo para o Papai e para a mamãe, confie na gente, isso é uma lição que o quanto antes você aprender, melhor.

Cuidado com seus amigos, escolha bem, saberá que a maioria na verdade são colegas e que amigos de verdade são diferentes, quando aprender, confie só nos amigos.

Tenho muitos outros conselhos pra te passar, muitos coisas pra ensinar e aprender com você.

Hoje você só tem um ano e três meses e já parece uma mocinha, toda independente. (só de pensar isso já me enchem os olhos de lágrimas)

Mas sempre me lembro da pergunta que faço pra você:

- Quem é a princesinha do papai?

E você com um sorrisinho no rosto aponta com seu dedinho para o peito!

É isso mesmo, você é a princesinha do papai e sempre vai ser!

Do fundo do meu coração, eu te amo Sofia!

Laerte Junior 30-10-2014