Direito de resposta

Prezada Tamara,

Li o seu comentário criticando o meu conto A mulher dos gatos e a maneira como eu o estou desenvolvendo e lhe digo o seguinte: você tem todo o direito de não gostar do que eu escrevo e mesmo de achar que minha história é medíocre e que todos os capítulos que eu publiquei até agora não acrescentam nada, mas penso que, se quer me criticar, deveria fazê-lo de maneira educada, não usando logo no começo uma expressão tão grosseira como a que você usou. Criticar não é depreciar, ofender e usar expressões que degradem o trabalho de alguém. Talvez você não goste de textos muito longos por acharem que eles encompridam demais o que pode ser dito em poucas palavras, mas acontece que cada escritor tem sua maneira de desenvolver o seu texto. Alguns são mais concisos, outros, como eu, gostam de analisar mais, para criar climas.

Essa história, que você chamou de medíocre e cheia de bla, bla, bla, é uma história de terror, e o terror, minha cara, deve ser desenvolvido de maneira sutil, para que o leitor vá se envolvendo pouco a pouco com a história, de forma que ela seja verossímil e prenda a atenção, fazendo com que sintamos o medo do personagem. Às vezes, uma história pode ser curta mas, em outros casos, ela precisa ser desenvolvida mais lentamente.

Minha prezada Tamara, não há regras definidas para o trabalho do escritor. A criatividade é livre. A história que você diz que é tão medíocre foi começando com uma simples ideia e eu me apaixonei por ela de tal forma que fui me tomando pelo medo do personagem principal, tentando criar um clima lento e funesto. O texto é quem nos diz como deve ser escrito e, no final, os personagens criam vida própria e autonomia, ditando-nos seu destino.Eu pus minha alma nesta história. Aliás, ponho minha alma em tudo que crio, seja uma poesia, pensamento, conto, crônica ou algo mais, porque escrevo por e com amor.

Antes de dizer novamente, a qualquer pessoa, algo tão rude quanto o que você disse sobre meu conto, lembre que, ao dizer que o que alguém fez é medíocre e não serve para nada, você pode ferir profundamente a pessoa, que, talvez, tenha dado o melhor de si naquilo que você desprezou. Portanto, cuidado com suas palavras antes que saiam da sua boca, porque podem causar danos enormes à autoestima da pessoa que você não se importou em ofender.

Se você acha que uma história é longa demais e medíocre, simplesmente não leia.

Maria Cândida Vieira.