A Pior Coisa
Engana-se quem acha que a pior coisa na vida é ser odiado. O ódio é um sentimento poderoso como uma tempestade, e distribui em igual medida, destruição e caos para todos que atinge. Quando se é odiado, e se você tiver espírito forte, pode até usar esse sentimento ruim como motivação para crescer e se fortalecer.
Não, a pior coisa na vida é ser ignorado. Quando sua voz é abafada e sua opinião diminuída. A pior coisa é se sentir inferior e sem importância. Essa é a semente da invisibilidade: quando se sente sozinho, mesmo rodeado de pessoas.
Da para combater isso? Não sozinho. Ironicamente, a única maneira de fugir da invisibilidade é justamente ser visto por alguém. Esse alguém torna-se então uma bóia salva-vidas que tira a pessoa ignorada de seu triste destino. De um em um, com tempo, deixa-se de ser invisível. Mas tem um porém. Sempre tem um porém.
A "bóia" passa a ter tal importância na vida do invisível, que é preciso tomar muito cuidado. Ser ignorado por desconhecidos é normal, mas ser ignorado por quem se tem uma forte ligação é como uma facada, uma traição fria vinda daquela que havia aquecido seu coração e que agora jogava novamente num gélido freezer. O que é o mesmo que fazer essa pessoa se sentir tão inferior, que talvez ela fique invisível até pra si mesma. Não é preciso dizer que isso é o mesmo que a morte.
Mas não se preocupem, tem sempre alguém olhando vocês. Ninguém é completamente invisível. Levante a cabeça, olhe para os lados e veja quem te vê. Valorize quem te vê. Não ignore quem te enxerga.
Para não ser ignorado, não ignore.