BEM-VINDO AO DESERTO DO REAL.
Imaruí, SC 30 de janeiro de 2006.
Senhora Glauci,
Eu não vi o filme Matrix, mas li avidamente o livro. É muito bom!
Para começarmos a entender Matrix, é fundamental que façamos a pergunta essencial do filme:
O que é a Matrix?
Nas telas do cinema, Matrix é um mundo de sonhos gerado por um computador, o qual, por meio de uma realidade virtual, simula o nosso mundo como é hoje.
Interessante!
Eu estou vivendo no mundo de Matrix, eu sou o Neo que quer sair da Matrix e viver uma vida real.
Trinity és tu, pois tu vives inteiramente na Matrix, o mundo das ilusões, este mundo virtual que estamos atualmente vivendo.
Mas no final do filme, Trinity, ressuscita Neo de uma morte súbita e o ama intensamente e, ambos, saem da Matrix para viver uma vida real.
Muitas vezes vivemos acorrentados, e nem sequer sabemos que temos a chave.
Por isso, eu não vou romper contigo de uma vez, pois tu és Trinity e assim, pretendes viver na Matrix, o mundo da doce ilusão, apesar de teres a chave que abre a porta do mundo real.
Mas no final Trinity se apercebe do mundo virtual, ressuscita Neo e o ama de verdade, saindo os dois para a vida real.
Eu já percebi que estou vivendo no mundo virtual, mas como eu sou Neo, pretendo sair dessa vida fantasiosa e procurar uma Trinity que queira viver comigo uma vida real.
Com os cem poemas e as vinte canções, pensava eu, ter te acordado para a vida real.
Desde o princípio do nosso relacionamento virtual (irreal) eu te dediquei muito amor, tentando te acordar para a vida real.
Esse é o nosso ponto de conflito.
Eu quero a vida fora da Matrix, assim como Neo também queria, mas tu como Trinity não percebes a vida real.
Inclusive, tens um namorado e afirmas que não o ama, ele é um inimigo de Neo, é o agente Smith que pretende matar a existência de Neo.
É muita coincidência, pois na nossa vida real temos todos os personagens da vida virtual em Matrix,
Eráclito é Neo, Glauci é Trinity e o teu namorado é o agente Smith, ambos, Neo e Smith, vivem enganados com o amor de Trinity.
Agora eu te pergunto:
Estamos vivendo um mundo real ou virtual?
É assim mesmo!
As pessoas vivem um mundo virtual em suas vidas, porque têm medo da vida real.
Elas ficam traumatizadas por enes fatores da vivência na vida real e projetam uma vida virtual (ilusória) para enganar-se e suportar a própria vida.
Eu te elegi a “minha doce nave”, no entanto, quem a navega e desfruta das benesses é o agente Smith.
Logo, logo, eu vou cair fora dessa vida virtual tresloucada, a não ser que tu liquides com o agente Smith ou eu vou procurar, quem sabe, uma Trinity para a minha vida real.
Tu deves estar totalmente comprometida com o agente Smith, é que, criaste a tua própria corrente e te acorrentaste nela.
Lembra-te que ainda tens a chave!
É só usá-la!
Nesse mundo virtual que entrei contigo (Trinity), esqueci o mundo real, onde pessoas do mesmo mundo estão angariando e quase implorando o meu carinho.
Neo te acorda, tu não estás no mundo da Matrix, tu estás no mundo real. É Trinity que vive na Matrix!
Matrix é um filme de um gênero sempre crescente, filosófico por natureza, e que questiona especificamente o modo como compreendemos e operamos na realidade.
Assim, enquanto tu estiveres com o agente Smith, Neo a contra gosto irá se afastar, pois ele vive a vida real.
O quê tu vais fazer Trinity?
Não sei se digo adeus ou até logo à noite para saber a resposta!
“QUE EU NÃO PERCA A VONTADE DE AMAR, MESMO SABENDO QUE A PESSOA QUE EU MAIS AMO, PODE NÃO SENTIR O MESMO SENTIMENTO POR MIM”.