A devolução do recibo

Recebi sobre a última crônica de alguém que se denominou "Com Licença" o comentário que segue:

“Na verdade nem li o texto do senhor me desculpe. Entrei em sua página em virtude do título. Mas o senhor mistura Jesus com política e futebol, parei nas primeiras linhas. Poupe-nos disso. Não pertenço e nem simpatizo com nenhum partido. Alguém já disse ao senhor que ninguém aguenta fanáticos? Nem políticos, nem religiosos, nem religiosos-políticos e vice-versa. Se quiser pode até apagar. Fica minha dica.”

A minha dica

Meu caro, “Com Licença” seu comentário me fez lembrar uma frase de Oscar Wilde; “Nunca leio um livro que vou criticar, pois, temo ser influenciado.” Como você não leu, não pode criticar o teor que desconhece. Mas, parece que o defeito do texto está na mistura de política com futebol e religião; nossa, que bagunça!!! Se você tivesse lido iria ver que o futebol é citado apenas incidentalmente, porque foi num evento desses que aconteceu a vaia. Em momento algum trato do futebol, embora, não teria mal nenhum se o fizesse.

A Bíblia usa vários exemplos tirados do esporte, que claro, você desconhece, uma vez que não é fanático; mas, posso citar alguns: “Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível. Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar.” I Cor 9; 24 a 29 Etc, temos um boxeador e um atleta treinando, figuras conhecidas em Corinto, berço dos jogos Istmicos, precursores das Olimpíadas. Futebol se existisse então, certamente teria sido usado.

Traço um paralelo entre os que rejeitavam a verdade nos dias de Jesus, com os que rejeitam hoje, fazendo de ambos, hipócritas, de consciência cauterizada.

Algum imbecil inventou a frase que, futebol política e religião não se discute, embora, todos façam isso. Deve ser outro hipócrita que treme ante à verdade.

O Sinédrio que tantas vezes discutiu com Jesus era o braço civil da nação de Israel, o governo político, ainda que, a religião estivesse amalgamada num cenário que fora teocrático um dia. Assim, esportes, política e religião fazem parte da vida humana desde sempre.

Mas, você me atribuiu a pecha de fanático, ou seja: Um cego apaixonado por uma causa que defende com unhas e dentes, sem se ocupar em conhecer o contraditório, pois, é assim que agem os fanáticos.

Acontece que seu breve e injurioso comentário deixa transparecer um ato falho; você afirma que foi atraído pelo título que fala da “vingança do PT”; logo, leste sim, e como o teor detona sua “religião” e o faz baseado em fatos, não ofensas gratuitas, você sentiu sem chão e passou a me ofender; assim agem os fanáticos, seja na política, seja na religião.

Outra coisa que o PT faz é pretender falar em nome de todos como se o umbigo deles fosse o centro do mundo. Querem censurar a imprensa, e dizem que será um “controle social” como se a sociedade fossem apenas eles. Propõem reformas ideológicas com seus tentáculos de apaniguados estilo MST e dizem que são iniciativas populares, meros esbirros partidários.

Assim, você ousou dar “Uma dica” dizendo que “ninguém” suporta o que você não gosta.

Tenho alguns milhares de escritos na NET de textos com teor semelhante e também milhares de leituras e mensagens de apoio, logo diferente de Paulo supracitado, estás dando golpes no ar.

Ninguém precisa concordar com o que escrevo, mas, espero que analisem as ideias que estão expostas, não a mim, que desconhecem. Se eu quisesse ser analisado teria postado meu currículo e uma foto, invés de argumentos.

Já que fizeste a gentileza de me dar uma dica, seria deselegante não retribuir; a minha, pois, é que medites na frase abaixo.

”Pessoas brilhantes falam sobre ideias.

Pessoas medíocres falam sobre coisas.

Pessoas pequenas falam sobre outras pessoas”

Dick Corrigan