Ich liebe dich meine Tante

Sua hora ainda não chegou. Assim espero. Ainda há muito para conversarmos, muita história a ser contada. Muito papo a ser repetido. ''Verstehen Sie?'' Ainda quero comer seu bolo de leite condensado, apreciar seus tricôs e te ver rezar baixinho. Quero uma boa partida de canastra e uma longa tarde em sua companhia. Vamos falar das proezas de nossos bichinhos de estimação, conversar sobre as novelas e contar piadas bobas. Quero que brigue comigo por eu estar desagasalhada ou por ter comido mal. Conte-me mais sobre suas pescarias, sobre todo o trabalho que já fez na vida e me inspire com sua determinação.

Nunca conheci alguém com tamanha fé, com tanta garra, que tanto tenha lutado na vida e pela vida. Não quero me despedir. Acho que ainda não está na hora. Quem vai me ensinar a fazer aquela ''suppe''? Aquela de batatas que eu nunca sei como preparar, mesmo depois de tantas e tantas aulas... Pra onde eu vou correr nas tardes ociosas antes da aula ou ao domingo depois do almoço? A senhora ainda precisa conhecer meus filhos que estão por vir em um futuro não tão distante. Eles também devem lhe conhecer. Irão adorar que você os embale no colo, que cante suas cantigas de ninar ou lhes ensine uma oração.

Sua casa é vazia demais sem você. Até os passarinhos que pousam em frente ao teu portão parecem sentir tua falta. É muito estranho chegar e não ver a porta seus lindos olhos azuis a me cumprimentar. Já sinto saudades de suas bochechas rosadas sorrindo, de segurar sua mão aveludada e de contar como foi o meu dia. Quero ouvir sua voz nem que seja ao telefone, pedindo pra eu te levar suas compras ou pra ler as mensagens no teu celular.

Volte logo tia. Espero-te, louca pra te dar um abraço apertado, ansiosa pra te ver sorrir. Quando você voltar, falaremos do quanto você é forte, iremos comemorar por teres vencido mais essa e deixar que todos testemunhem sua melhora.

Você me acolheu como filha, como neta, sobrinha e amiga. É bem verdade que você sempre foi meio mãe, meio avó, minha tia, minha amiga... Ensinou-me tanto e eu ainda tenho a aprender contigo. Não desista, a gente precisa de você aqui. Sei que não sou uma pessoa de muita fé, mas a pouca que tenho deposito em seu favor. Essa fé que você me provou ser importante. Essa fé que sempre foi o teu ponto mais forte. Você foi capaz até mesmo de me fazer participar de algumas novenas. Ensinou-me a meia dúzia de rezas que sei... Toda essa tua fé pode te trazer de volta.

Volta que sem você tudo é saudade. Já tenho tantas novidades pra te contar... Venha para casa comemorar no Domingo o teu 84º aniversário. E ainda que não tenha aquele grande evento que havíamos programado, festejaremos tua vitória.

Eu sei que se Deus existe deve querer ter você por perto, afinal é uma das pessoas mais puras que conheci. Mas, se Ele puder me ouvir, saberá que ainda precisamos de anjos como a senhora na terra. Não queremos despedida... "Komm nach Hause". Há muitos corações partidos por aqui por conta de sua ausência. É muita gente chorando pelos cantos, com medo e com saudade. Eu só espero que você melhore. Desejo de coração que fique conosco. Sei de todo o trabalho que você passou. Conheço um pouco a dor causada pelas doenças que lhe acometeram. Vejo em você as marcas gloriosas do tempo e da experiência de vida. Vença mais essa batalha. Mantenha-se forte e se recupere. Sinto sua falta...

Ich liebe dich meine Tante.

Com carinho para minha tia-avó Elsa Lückerath Lamin que está em outra batalha pela vida.

Letícia Dias da Costa
Enviado por Letícia Dias da Costa em 31/05/2014
Código do texto: T4826544
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.