Academia elege Adalberto Nascimento

O engenheiro Adalberto Nascimento foi eleito, por unanimidade, sócio titular da Academia Sorocabana de Letras. Ele vai ocupar a Cadeira nº 1, que tem como patrono Euclides da Cunha, sucedendo o jurista e historiador José Aleixo Irmão, sócio-fundador e primeiro presidente da instituição.

Sorocabano, filho de ferroviário e pai de duas filhas – Priscilla e Rafaella -, Nascimento sempre estudou em escolas públicas e, em 1972, graduou-se, pela USP, simultaneamente, em engenharia civil pela Escola Politécnica e em Matemática. Em 1975, diplomou-se em Engenharia de Sistemas de Transportes pela Faculdade de Engenharia Industrial em 1975 e, quatro anos depois, concluiu sua pós-graduação em Transportes na Politécnica.

O novo acadêmico desenvolveu carreira no ensino, como professor titular de Estradas e Transportes na Faculdade de Engenharia de Sorocaba (1980/2000) e chefe do Departamento de Engenharia Civil da mesma escola (1985/1986) e no serviço público exercendo, na Prefeitura de Sorocaba, as funções de secretário de Edificações e Urbanismo (1983/1986), Edificações e Transportes (1986/1987) e acumulando, entre 1993 e 1996, as de secretário municipal de Transportes e presidente da Urbes.

Diretor da Área Civil e Vice-Presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba (1982/1985), foi conselheiro do CREA/SP (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) entre 1989/1981.

Fluente em quatro idiomas – inglês, italiano, espanhol e francês - é grande conhecedor da obra de poetas portugueses como José Régio e Fernando Pessoa. A este último, dedica uma das páginas do seu site www.testonline.com.br, dedicado à matemática e idiomas.

É autor de seis livros de grande sucesso sobre matemática, todos publicados pela Editora Ottoni: “Dos nove e outras matemágicas”, “Curiosidades do diabo matemático”, “O número de ouro e outras histórias”, “Histórias da matemática para curiosos”, “Um sexto dos 666 problemas do Diabo matemático” e “Só matemágicas”.

Geraldo Bonadio

Douglas Lara
Enviado por Douglas Lara em 07/05/2007
Código do texto: T478470