À MÃE DESSA GERAÇÃO

Querida mãe, espero que você aprenda mais um pouco com esse estudo.

ATENÇÃO! CADA FASE É UMA FASE

A vida humana está dividida em fases. A forma de divisão varia bastante, mas, geralmente, ela é feita assim:

Infância, de 0 a 12 anos, subdividida em três períodos: amamentação e engatinhar (de 0 a 3 anos), criança (de 3 a 6 anos) e até os onze anos de idade;

Adolescência: costuma ir dos doze aos vinte anos de idade;

Fase adulta: consideramos que a fase adulta se inicia aos vinte e um anos de idade;

Lembre-se: Há para cada fase uma maneira de orientar os filhos.

A cada determinada fase é exigida uma nova postura, algumas das experiência da fase anterior, muitas das vezes não servirão para a fase subsequente. Tampouco, as experiências dos mais velhos, nem ainda de amigos cujos os filhos são até da mesma idade. Cada família deve cuidar e orientar a seus filhos de acordo aos seus preceitos, conceitos. O ideal é que todas as famílias atentem para a formação do bom caráter dos filhos, pois, há muitas informações e, estas, não devem interferir na maneira que você educa o seu filho(a).

EDUCAR = DIÁLOGO

O diálogo é uma conversa entre duas ou mais pessoas, que manifestam as suas ideias ou afetos. Com o diálogo se aceitam os pensamentos do interlocutor e os participantes se dispõem a mudar os seus próprios pontos de vista, daí deve haver um consenso quanto à necessidade de dialogar em família. Espera-se que com o diálogo se chegue a um entendimento. O diálogo é para ser iniciado ainda com o seu filho no ventre. Pois, além de acalmar a criança, estreita o vínculo entre mãe e filho e aperfeiçoa o aprendizado da linguagem

“Tudo o que o bebê escuta é organizado em áreas mais emocionais do cérebro, ou seja, ele não tem uma memória consciente, mas resgata os sons por meio de sentimentos e sensações”, (Mauro Muszkat, neuropediatra - Universidade Federal de São Paulo).

Por isso, é interessante ter o momento de diálogo com o filho (a), desde o ventre, esse ato deve ser praticado em todas as fases e em todas a situações. As crianças são sensíveis à tudo o que passa na família. Ele/ ela deve se sentir inserido no meio familiar. E o diálogo proporcionará uma melhor compreensão do “não pode” e do “não deve fazer”. Se assim suceder, o filho (a) acatará aos combinados com o senso do dever cumprido.

Por isso, é imprescindível a conversa com o filho(a). O importante é você, mãe, constituir um diálogo com filho (a) desde muito cedo. E assim vai construindo um relacionamento de muito amor, carinho e confiança. Atenção! O diálogo deve existir, ou seja, não é só a mãe que fala e sim os dois. E no final, deve haver um entendimento, respeito, e acima de tudo um abraço selando esse momento. O que não pode é deixar nenhuma dúvida sobre o que estão dialogando.

CRESCIMENTO

O processo de crescimento vivenciado pelo filho (a) requer atenção contínua. Cada fase é única. Para que você usufrua das maravilhas de cada fase é preciso saber educar com amor e determinação e educar requer gastar tempo, ter que dizer não e dar limites. Mas também, mãe, deve ter brilho nos olhos, palavra firme, porém, branda, ao chamar a atenção, sempre elogiar e se emocionar com as vitórias e incentivá-lo(a) nas decepções.

Esteja se preparando para as possíveis mudanças que ocorrerão na vida do seu filho. Veja com naturalidade as mudanças que a cada dia acontecerem. Mas cuidado! Não passe batida, mãe pois, de repente seu filho, sua filha estará bem crescido(a)! Todas as fases carecem do seu acompanhamento.

ENSINO

O ensino dado aos seus filhos será de grande valia para que os mesmos vivenciem , mesmo adultos, de maneira eficaz, os seus ensinamentos . Afinal, filho(a) é como semente. Semente que deve ser regada diariamente para que frutifique e seus frutos sejam doces e saborosos.

Mãe, não existem receitas para criar filhos. Mas, saiba que existe um Manual divino para ser seguido: a Bíblia. Nela constam Palavras de vida eterna. Constam conselhos exclusivos para você, mãe, como esse:

"Ensina a criança o caminho que deve andar e ainda quando for velho, não se desviará dele.” Provérbios 22:6

Que Deus abençoe você, mãe, em nome de Jesus!

celiaceli simoes
Enviado por celiaceli simoes em 15/04/2014
Reeditado em 21/04/2015
Código do texto: T4769943
Classificação de conteúdo: seguro