Cartas da Amazônia 11

Queridos papai e mamãe,

Sou muito grata pelo esforço que vocês fizeram pela minha formação. Sei que fizeram muitos sacrifícios para que eu me formasse em Medicina. Vocês deixaram de lado muita coisa, só para dedicar em prol da minha faculdade.

Hoje já estou formada, e agora que vim atuar no “Programa Mais Médicos” do Governo Federal estou tendo a oportunidade de por em prática esse nosso sonho.

Confesso que fiquei um tanto apreensiva por iniciar minha carreira na Amazônia, pois não sabia ao certo como era a vida numa pequena cidade incrustrada no meio da floresta.

Felizmente tenho tido boas oportunidades aqui. Tenho sido muito bem tratada e até o momento não tenho do que me queixar.

Logo que cheguei aqui, comecei minhas atividades no Programa de Saúde da Família, aonde participei com uma equipe de Agentes Comunitários de Saúde realizando consultas em conjunto com outros médicos nas comunidades rurais.

Estou aprendendo bastante, e tenho sentido uma alegria enorme em poder ajudar essas pessoas carentes.

Nesse trabalho pude constatar a distância a que muitos ribeirinhos estão dos serviços de saúde das cidades e a dificuldade de acessibilidade que têm, principalmente por falta de meio de transporte.

Para fazer as visitas nossa equipe médica segue de barco pelos rios da região, o que me proporciona um aprendizado rico e diversificado.

Numa dessas visitas, pude acompanhar um trabalho de parto, dando apoio a uma parteira tradicional. Quando nós chegamos na residência, uma mulher estava em trabalho de parto, e ao lado dela havia uma parteira tradicional. Foi assim, de forma improvisada, sem nenhum equipamento e com poucos recursos que acompanhei o nascimento de uma belíssima criança, no apoio a essa parteira tradicional, foi realmente a mais emocionante experiência que tive desde que iniciei meus estudos na área de saúde médica.

Tive também a oportunidade de conhecer de perto o trabalho da Pastoral da Criança, tão significativo para muitas comunidades ribeirinhas do interior da Amazônia. Além disso, pude colaborar com os trabalhos sociais desenvolvidos pelos membros da Igreja do Evangelho Quadrangular, que periodicamente desenvolvem ações de apoio às famílias carentes, distribuindo bens (alimentos, calçados, roupas, remédios etc.) e na realização de palestras sobre comportamento e sexualidade, que incluem temas como planejamento familiar, aborto, DST/AIDS.

Estou escrevendo para dizer da minha alegria, e para agradecê-los mais uma vez por serem pais tão maravilhosos.

Eu os amo demais, do fundo do meu coração!!!

Santarém – PA, 11 de fevereiro de 2014.

Janaína Gonçalves

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó - PA, Fevereiro de 2014.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 12/02/2014
Código do texto: T4687801
Classificação de conteúdo: seguro