Cartas da Amazônia 6

Cara prima,

Fiquei profundamente feliz quando minha mãe me ligou e falou que você ia entrar em contato.

Foi uma notícia muito boa, pois não tinha noticias suas há vários anos, e ao receber tal comunicado a saudade foi atiçada, fazendo surgir muitas lembranças legais de nossa infância, aqui em Itacotiara.

Senti um aperto no peito ao saber que o seu pai, o tio Orlando, veio a falecer de forma tão prematura.

A mamãe gostava muito dele. Parece que seu pai era o irmão mais querido da família dela. Ela sempre se referia a ele com muito carinho e respeito.

Na verdade, eu, meus irmãos e irmãs, e muitos de nossos primos admirávamos bastante o tio Orlando. A gente achava que ele era um tipo de James Bond, ou um mafioso importante, como o Poderoso Chefão ou o El Capone.

Ele andava sempre muito arrumado, e era um tipo galante, conquistador das mulheres. Era um dos tios mais admirados por todos. E não só pelos familiares, pois a vizinhança toda tinha admiração por ele.

Lembro-me que nós víamos os filmes da máfia italiana. E como o vô Tokito era filho de italianos a gente pensava que todo mundo mais velho da família era envolvido com a máfia. O seu pai andava muito bem arrumado, de terno preto, tinha sempre o cabelo arrumado, o bigode bem cortado, o jeito de falar bem intelectual ... ele tinha também muitos relógios caros, os sapatos finos, andava sempre cheio de dinheiro ... era bem o estereotipo das estórias do cinema!!!

A gente se reunia e falava da vida dos adultos, os primos mais velhos contavam estórias e a gente tentava imaginar como era a vida dos parentes. Eram coisas de criança que acabei lembrando .... rsrsrs ... tempos que não voltam mais ... rsrsrs ...

Em meio a essas conversas surgiam muitos sonhos e pensamentos que queríamos para nosso futuro. Recordo que vários dos meus primos, Tony, Rodrigo, Marcelo, Fabiano etc. diziam que queriam ser iguais a ele quando crescessem.

Tem gente da família que diz que pareço um pouco com ele, por que sou alto e magro, o que eu concordo. Mas não tenho tanto charme como as mulheres, como ele tinha ... kkkk ... sinceramente, é difícil encontrar alguém tão galante e simpático como era seu pai.

Ficaria muito feliz se você pudesse nos visitar um dia, para assim conversarmos e matarmos a saudade.

Mamãe manda um abraço carinhoso pra você, sua mãe e toda família!!!

Fica com Deus ...

Itacotiara – AM, 09 de fevereiro de 2014.

João Vale dos Santos

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó - PA, Fevereiro de 2014.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 09/02/2014
Código do texto: T4684798
Classificação de conteúdo: seguro