Calamidade Pública na UESPI de Picos
Em Picos esta caracterizada a falta de responsabilidade e compromisso por parte dos gestores da UESPI, esta ocorrendo um verdadeiro crime contra a saúde e a vida dos docentes e discentes da instituição, assassinato lento e gradual que a instituição e seus gestores vêm cometendo no curso de enfermagem do campus de Picos. Lá tem um LABORATÓRIO DE ANATOMIA, que esta mais para uma sala mal adaptada, que mede 3 m² com bancada e carteiras dispostas de forma que não permite a circulação, com um ar condicionado que não dá conta do calor, mais o que é muito pior, sem uma única entrada para circulação de ar e sem nenhum exaustor.
O que foi constatado foi uma contaminação brutal de formaldeído (formol) que é uma substância química extremamente forte, muito volátil, seus gases causam desde lacrimejamento, dores de cabeça, problemas nos aparelhos respiratórios e urinários, e até o câncer, como leucemia dentre outros.
A situação é ALARMANTE! Uma vez que eles não utilizam a sala apenas para aulas práticas, mas também para as teóricas, o que os expõem a um risco maior, como a administração superior da universidade é capaz de cometer um crime de tamanha envergadura, tendo como vice reitor um químico, este ainda sendo candidato a reitoria, fazendo visitas e não toma nenhuma posição sobre assunto. É inadmissível que em nome da subserviência ao governo do Estado se permita tal absurdo.
E há rumores por parte de professores, que estiveram em Picos e de outros professores de pedirem a interdição deste laboratório por entenderem que é um problema de saúde pública. E, assim acionarem o ministério público estadual, desta forma aguardamos soluções plausíveis para que alunos e professores não continuem correndo estes riscos de saúde.