O Segredo de BrokeBack Mountain
Acabo de ver, pela terceira ou quarta vez, O Segredo de Brokeback Mountain, mas confesso que é a primeira vez que o filme me toca tanto. É a primeira que ele me invadiu completamente e tornou insuportável o sentimento que existe dentro de mim. Eu não poderia te ligar, agora são 03h07 da manhã e eu não tenho essa liberdade, eu não poderia sair gritando, alto, correndo sem rumo pela rua, porque são 03h08 da manhã. Por isso estou escrevendo, pra gritar e pra correr, sem saber se te mandarei quando acabar.
Você lembra do filme? Dois cowboys, jovens 19 anos eles tinham... Trabalharam juntos e se apaixonaram... Eles se gostavam de maneiras diferentes, mas em comum havia uma certeza insuportável de que precisavam um do outro para ser o que eram.
Tantas outras coisas os empurravam para longe um do outro, mas por vinte anos foi possível sustentar o amor que sentiam com um pouco de presença e muitas certezas.
Sabe... Eu me identifiquei completamente com o Jack! Ele tinha esperanças e sonhos. Planejava construir um rancho e morar com o Ennys na propriedade dos pais... rs mesmo quando o outro dizia claramente que não, ele ignorava e ouvia só o que queria ouvir, sentia só o que queria sentir... Porque ele tinha tanta certeza de que o amor era a saída pra tudo, para aquela vida de aparências e sem felicidade que levavam... Ele esperava e acreditava que o Ennys iria entender isso em algum momento e que não seria tarde demais, simplesmente não seria tarde demais. Pobre Jack!
Você lembra o que aconteceu com ele? Ele arrumou outra pessoa, não porque desistiu do Ennys, mas porque achou que era possível viver o sonho com outro cara... O Jack morreu e não teve tempo pra isso, isso não era possível de qualquer forma, mas ele merecia descobrir que não.
Se minhas lágrimas estão caindo até agora e depois de tantas linhas o sufoco no meu peito ainda não passou é porque eu ainda estou refletido ali, naquele amor não vivido, ou mal vivido.
Ennys tinha medo da sociedade, tinha medos justificáveis. Os seus medos, quais são? Por que meu amor não é o suficiente pra você? Eu me refiro ao nosso amor, pois sei que é impossível sentir tudo isso sozinho, eu sei que todo esse sentimento se sustenta por encontrar em você as razões pra sonhar... como o Jack sonhava.
Eu sofro porque isso já é contra toda lógica... são tantas vozes e atitudes suas me dizendo pra esquecer e eu não esqueço... porque não quero! Porque você é tão meu quando fecho os olhos e me lembro de quando esperávamos o seu ônibus sentados perto da passarela, porque o tempo parece não ter passado quando te encontro no paraíso, a entrada da garagem do Bando do Brasil, quando me transporto para o terminal de Nova Rússia esperando o Sabará no sábado de manhã! Eu toco tudo isso com minhas mãos, porque ainda é tudo tão real... Hoje temos carro e não precisamos mais esperar o ônibus, temos casa e não precisamos do sábado de manhã, somos mestres e não nos encontramos mais nos corredores da universidade... e tudo isso pra que? Me diga... por que isso é necessário? Você não me ama? Não me quer? Por quê não? Por que você vai perder alguns amigos? Por que vai perder relacionamentos casuais? Por medo de perder a chance de encontrar alguém melhor? Mais bonito? Rico? Meu Deus... como me dói pensar que esses sejam os seus motivos! Ou é ainda o passado ruim sendo tão mais forte que o amor que nos levou à uma terra mágica? Eu perguntava se aquilo acabaria... e você me dizia que não precisava acabar! Então não acabou... porque não precisa! Ou então me diga você, por que precisa acabar?
A essa hora, eu já decidi que não vou te enviar isso, porque o Ennys não entendeu nada e chorou quando não havia mais tempo. Eu não gostaria de te ver chorando, mas não posso te dizer mais nada além de tudo que já disse... Estou me rasgando inteiro pra você, um último suspiro é o que isso é... Depois, farei como o Jack.
A dor já está amenizando e eu vou dormir e outra vez deixarei que se adormeça o amor que sinto... Até o próximo encontro, até o próximo inverno chegar nessas montanhas!