Sorrir, o remédio biológico inútil!

Você já parou para pensar por que sorrimos ou gargalhamos?

Não, não é porque você está feliz ou recebeu uma boa noticia.

Sabe aquele momento ímpar que você ouve uma piada daquelas ou presencia uma cena idiota? Naquele exato momento você está produzindo uma série de sons vocálicos que viajam em milésimos de segundos em golpes de ar que saem dos seus pulmões em uma velocidade média de 100 km/h, acelerando seus batimentos cardíacos, elevando a pressão arterial e dilatando suas pupilas.

A risada é algo tão pertinente na vida do ser humano como respirar, que às vezes não se percebe quanto esses surtos são interessantes, um adulto ri em torno de 20 vezes ao dia enquanto uma criança ri umas 30 vezes.

Arthur Kostler (1905 -1983) escritor húngaro, afirma que o riso nada mais é que um reflexo que não possui funções biológicas no corpo humano. Mas sabemos que Deus não faz nada por acaso, acredita-se que o simples fato de rir, contribuiu para o desenvolvimento de afeto no decorrer dos séculos.

A Getologia, disciplina que estuda o riso e o humor, bem como seus efeitos no corpo humano, a partir da perspectiva científica, afirma que o riso se origina em uma parte 'antiga' do cérebro, diferente, por exemplo, dos centros da linguagem, que são situados no córtex mais 'recente'. Sendo assim, o riso foge do controle consciente, em uma missão quase impossível, segurar a risada.

Portanto, cabe a nós, seres pensantes rir, seja da vida, de nós, dos outros, de alegria ou de dor.

Sorrir, o remédio biológico inútil aos olhos de alguns ditadores do conhecimento, um ato gostoso de fazer e de ver, nada discreto porém inocente, nos lábios de seres errantes mais viventes nessa sociedade de pedras com um coração pulsante.

E você, já sorriu com seus amigos, ou gargalhou na frente de muita gente?

Sorria!!!