Guarde sua fita métrica

Sabe aquelas pessoas que só te valoriza pelo que você tem?
Desde o princípio dos tempos o homem vem se comportando como um sistema de medidas.
Medem sua conta bancária, sua posição social,sua religião, sua cor,sua opção sexual, se você está bem vestido ou não, seu nível de escolaridade. Ficam numa medição , como se esses atributos fossem mais importantes.
Me lembro quando ainda era adolescente, entrei num consultório médico aguardando como de costume que ele fosse me fazer perguntas a respeito de minha saúde. Fiquei surpresa quando ele me perguntou se minha mãe tinha cacau.
Pensei: " O que tem a ver cacau com a consulta médica?"
Depois que cheguei em casa relatei o fato.
Foi aí que entendi. Cacau significava dinheiro. Quem tinha cacau tinha dinheiro pra pagar consultas. Sendo assim eu não seria atendida, pois minha mãe não tinha cacau.
O que ser humano hoje não consegue,é medir os valores que realmente se encontra dentro da cada um de nós.
Caráter,dignidade,honestidade, fidelidade,educação,integridade, bondade... etc, esses sim, são valores que precisam ser medidos, esses valores que precisam ir pra balança do dia a dia.
Valores que nem a traça come e nem o ferrugem corrói.
O homem precisa criar hábitos de bem proceder.
Como julgar o médico que só visou o dinheiro? Será que ele não foi educado de uma maneira errônea? Será que não ensinaram pra ele que o homem vale pelo que tem e não pelo que é?
Somos educados desde pequenos a ter coisas, a querer conforto, prazeres. Se fôssemos escolher uma profissão, que fosse aquela que te desse maior rentabilidade.
Vivemos numa sociedade onde as pessoas valem pelo que tem.
Precisamos sim do dinheiro pra suprir nossas necessidades, mas entendemos também que ele não compra tudo.
Nossos verdadeiros valores são os do espírito, isso nos ensinou Jesus. Valores esses que seguem conosco além da morte.
Jesus no disse: " Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração."
Eles estão aqui, dentro de cada um de nós.
Que importância tem a cor da pele se quando apagamos a luz e nos tocamos descobrimos que somos todos iguais, feitos da mesma matéria?
Pra que agredir o homossexual se a escolha dele não te incomoda em nada? Devemos sim é respeitar a liberdade de escolha de cada um.
Diante daqueles que realmente nos prejudica com suas atitudes, cruzamos os braços.
Por que descriminar aquele que tem menos condição que você? Talvez ele não tenha tido as mesmas oportunidades que você teve.
Preconceito com religião? Lembre que somos livres para escolher e seguir o que nos faz bem. Não esquecendo que a melhor é aquela que te transforma moralmente pra melhor.
Precisamos entender que não se mede um homem pelo tanto de notas que carrega na carteira, nem pela cor da sua pele, nem pela sua opção sexual, nem pelo seu credo. Se mede um homem pela sua essência, pelo seu comportamento, pela maneira como trata seu semelhante.
Por isso quando for convidado a conhecer alguém, deixa a fita métrica em casa, bem escondida na gaveta.



 
Élia Couto Macêdo
Enviado por Élia Couto Macêdo em 04/11/2013
Reeditado em 25/03/2015
Código do texto: T4556862
Classificação de conteúdo: seguro