UMA CARTA PARA ANDRÉIA
Salvador,06/07/2013
Querida Andréia.
Se eu fosse você, eu vinha voando ligeiro para o meu coração. Não há aluguéis a pagar, basta trazer os seus sonhos, para somar com os meus,e suas virtudes, para junto com as minhas, serem nossas.
Quero caminhar com você, numa manhã de domingo ensolarado, de mãos dadas, com o coração pulando de contentamento, e andar pela areia de uma praia qualquer, pés descalços, deixando que o vento acaricie nossas faces, quero fazer de cada domingo e de cada dia em nossas vidas, um festejo à vida agradecendo a Deus, pela nossa amizade, no entendimento de que amigos, também se amam!
Não é preciso contratos, Déa, venha e se aposse, pois o que é meu é seu, e nem mesmo serão necessárias as obrigações: obrigações de fazer ao outro o que não se quer, obrigações, de fazer ao outro, o que não queremos para nós. Obrigações de dar o que não se tem, obrigações de não fazer, a não ser o que o coração manda, e o amor necessita, como consentimento de vida feliz, numa comunhão riquíssima a propiciar, os voos necessários, adornando a alma com as belezas da alegria, e do caminhar a dois, com a satisfação da plenitude.
No máximo, querida amiga, a quem eu amo, seria um contrato de mútuo, a entregar-lhe o meu coração, e por ser ele um bem infungível, não encontrarás um outro similar, em toda face da Terra, não com o mesmo amor, com o mesmo carinho, mesma dedicação, mesmas solicitudes, mesmo respeito, condições únicas de um coração iluminado por você.E posso lhe afiançar,que as responsabilidades civis, quer sejam elas subjetivas ou objetivas,ficarão à minha inteira responsabilidade ,pois serão minhas as responsabilidades de outrem, que é lhe fazer feliz!
Foram abolidos, Déa, deste espaço, todos os tipos de Códigos, do penal ao código do consumidor, pois reina, em cada cantinho desse coração um clima de verdadeira paz, de verdadeira harmonia, onde se respeita o trânsito, os idosos, as crianças,as mulheres,e é esse paraíso, querida, a quem eu amo, que lhe espera.
Nele, querida menina, há vários cômodos amplos, confortáveis, sadios, antenados,globalizados, um Shopping, onde se vende e se compra de tudo, e a moeda de circulação, por aqui, é o amor, e a esperança, o carinho e a abnegação. Só não se compra por aqui, felicidade, pois esse bem, será tecido, construído por nós dois, numa convivência diária, alternando renúncias, e companheirismo, dedicação mútua e acima de tudo muita compreensão.
Há, espaços interligados por escadas rolantes, por elevadores panorâmicos, que possibilitam uma visão espetacular de tudo que o está ao seu redor, sem perder nenhum detalhe, como num mundo de sonhos, como num mundo do faz de conta!
Ele, Andréia, é totalmente livre de quaisquer vícios, de qualquer injunções, livre de ressentimentos, de ódios, de amarguras, e nele reinam uma alegria e uma paz contagiante. E você é a única dona de todo esse colosso arquitetônico!
Do lado esquerdo Déa, na rua da Felicidade, há uma imensa varanda coberta de luzes, que caem em forma de cascatas transparentes, e uma praça Amarela, a praça da Confiança,onde as flores, todos os dias conversarão com você, sobre o que você quiser. Nessa praça se pode fazer de tudo o que a imaginação fantasiar, e é nela que escrevo, e pinto os quadros, que representam os meus sonhos, e os quais deposito aos seus pés.
Existe também Andréia, uma grande área contígua, junto ao bosque das Acácias, onde crianças na parte da tarde, veem viver as suas infâncias. É nesta área, também doada a você, pelo meu amor, que poderás construir seus sonhos, e dispor dela como você quiser.
Em cada cômodo, amiga, existem três janelas, de onde se pode admirar o pôr-do-sol,a Lua, de onde se pode contar as estrelas, ver a chuva que cai,as gotas de orvalho que ficam dançando,pode-se observar as folhas que formam as alfombras nas tardes de outono, e ouvir os seus gemidos.
Pode-se, dessas janelas estasiar-se com o nascer da primavera, as flores abrindo-se ao amanhecer,e sorrindo de grande satisfação, para você. Pode-se,Déa,ouvir o coxixo dos ventos que passam acariciando as folhas nas copas das árvores,e as conversas do mar, com os rochedos.
Numa das janelas, querida, voltada para o norte, próximo ao bosque da Paz,e logo que o dia começar a raiar, os pássaros posarão suavemente sobre os patamares das janelas, e cantarão em sua homenagem, acompanhados por clarins,tocados por rouxinóis.
Na praça ao lado, bem em frente,ao bosque das Oliveiras, na praça Azul-celeste, menestréis e trovadores irão cantar e declamar as mais belas poesias de amor, os mais belos odes, os mais belos sonetos, para você, falando-lhe da minha amizade, e da minha admiração.
Na janela, que fica voltada para a praça Verde, o Sol sairá caprichosamente mais cedo, para lhe cortejar, para por aos seus pés todo calor que necessitares , e você querida dosarás a intensidade desses raios.
Da janela dos sonhos, também voltada para o norte, a Lua ficará emoldurada,contemplando a sua beleza, e cisnes, querida, no lago que dá, para a rua da Alegria,lhe acenarão efusivamente, dançando só para você.
Déa a quem eu admiro, tem um cômodo, que fica no terraço Lilás, e nele imensos chafarizes ,em forma de deuses, irão todos os dias render-lhes justas homenagens, rendendo-se à sua beleza, aos seus encantos de mulher.
Andréia, fiz, logo abaixo,desse terraço, no Bosque das Flores, uma fonte luminosa, rodeada de jardins suspensos,e as águas minerais jorrarão os seus pés. Sereias nadarão ao seu redor.Déa a temperatura dessas águas será a que você desejar, e existem ao redor várias cachoeiras, rodeadas de cascatas de luzes, para iluminar ainda mais o seu banho matinal.
Num cômodo, menina, que há no segundo andar, e que, apelidei de Paraíso Feliz, fiz reproduzir um céu salpicado de estrelas, e pintarei um arco-íris, somente com as cores que você desejar, para poderes brincar, e quando o inverno chegar, você possa alternar as estações, ao seu bel prazer.
De uma das janelas, meu amor, voltada para o Sul, bem em frente à trilha da Alegria, dela, poderás contemplar a sua infância, trazendo das suas lembranças, as pessoas mais queridas daquela época, rememorando os dias idos, os dias felizes, a fazer um balanço de sua vida, sem preocupações com o futuro, pois você tem a mim, que zelo fervorosamente pela sua felicidade.
Numa outra janela, mais para o leste, há um carrossel, e uma gangorra, onde você poderá se balançar, um parque de diversões para você brincar a vontade, rir à toa, e tem crianças brincando, animais convivendo em perfeita harmonia, palhaços que gritam, o circo chegou , e vendedores que passam, vendendo maça-do-amor e algodão-doce.
Tudo isso, Déa, fica ao lado da praça da Cultura,junto à praça Verde e Amarela, onde dois Teatros, o Procópio Ferreira, e o Cacilda Becker, exibem diariamente uma programação vastíssima, e entre elas, Abelardo e Heloísa, Romeu e Julieta. Há um cinema de arte, querida, suntuosíssimo onde está em cartaz o filme de nossas vidas.
Andréia, não existem por aqui, jornais de grande circulação,nem emissoras de televisão, nenhuma mídia,que façam das suas fantasias diárias um pano de fundo exagerado, a se locupletarem, diante das misérias alheias. Por aqui, somos nós que fazemos acontecer, que fazemos os espetáculos, somos nós as notícias, a revelar ao mundo como ser feliz.
Como eu lhe afirmei antes, as moedas de circulação por aqui é o amor e a esperança, a propiciar, carinho, sentimentos os mais sublimes, a caridade, abnegação,o desprendimento, gerando uma riqueza interior e uma paz inconfundível, incomensurável.
Existe uma rádio FM,a rádio Fé em Deus, e por aqui se toca músicas de bom gosto, de boa qualidade, programas edificantes, a envolverem nossas almas em climas de alegria e contentamento, a gerar uma satisfação e um estado interior indescritível.
A capela Virgem Santíssima, meu anjo, fica ao lado da praça dos Poderes Celestiais, não é que precisemos de um lugar único, pré-determinado, para orarmos a Deus, pois O louvamos a todo instante, agradecidos que somos, por todas as dádivas, que Ele derrama sobre nossas cabeças, sobre nossos corações:
Agradecemos Deus, pelos nossos olhos,
Pois bem sabemos,que, em muitos olhos,
A noite se faz intensa, nuvens em trevas,que não passam...
E mais parecem jangadas perdidas nas tempestades!
Ou são olhos que se perderam, ante a usura e a ganância,
E escolheram as portas largas da infelicidade!
Agradecemos Deus,pelas nossas fossas nasais,
Pelos perfumes que nos enebriam...
Agradecemos Deus, pelos nossos braços, pelos abraços,
Quando sabemos que muitos perderam a noção dessa dádiva.
Que é estreitar o corpo amigo,num saudável amplexo.
Agradecemos Deus pelas nossas pernas,
Pelas viagens que conduzem nossos pés!
Quando muitos pés, estão plantados, enraizados,
Sem o dom da locomoção, sem mobilidade,
Presos em se mesmo, nestes cárceres dolorosos,
Que são essas tristes cavernas que criamos!
Agradecemos Deus, pelo nosso corpo,
Esse é o que temos, o que merecemos,
É o nosso templo sagrado, nosso berço!
E louvamos, penhoradamente, essa dádiva sagrada.
Agradecemos Deus, pela nossa vida.
Pelas ações diárias que nos humanizam!
Agradecemos Deus pelo nosso trabalho.
Pelo pão que nos sustenta,
Pelo pão que nos alimenta.
Quando muitos, nem mesmo têm paladar!
Ante o pão que se escasseia, difundindo essas fomes...
Agradecemos Deus pelas nossas mãos,
Pelas bençãos que elas propiciam!.
Pelos tesouros que elas acariciam,quando,
Tocamos o corpo do ente amado.
Agradecemos Deus, pelos nossos sonhos,
Quando muitos, perderam a capacidade de sonhar!
Louvamos Deus,as pedras que rolaram,no nosso caminho.
Pois elas fizeram, o homem e a mulher,que somos hoje.
Agradecemos Deus pelos amores,eles nos servirem de base!
Agradecemos Deus,pelos dissabores,pelas dores, pela solidão,
Que carpimos um dia, pois nos serviram de exemplos...
Agradecemos,o choro,a tristeza,a incompreensão.
De alguns momentos, pois nos fizeram, e nos fazem crescer!
Agradecemos pela certeza, de que tudo passa!
E de que a bonança é esse Sol de primaveras,
Que se abre em nossas vidas.
Andréia, para finalizar essa missiva, quero lhe informar, que tem outra janela, meu amor, no cômodo da Esperança,bem em frente ao bosque das Luzes Azuis, de onde você pode avistar os seus sonhos, todos eles, e se desejar, pode dar uma nova dimensão a cada um deles, e à sua vida, direcionando sua felicidade, e dando a ela todas as características, que você sempre imaginou.
E seresteiros minha querida amiga,virão cantar suas canções preferidas, sempre que você quiser,sempre que você desejar, e se você se emocionar, estarei por perto, e lhe darei um pedaço da Lua, rodeada de estrelas.
Haverá sempre, em cada canto, um buquê, de todas as flores, das flores que você mais gosta,e anjos virão tocar harpas para você dormir, vigiando os seus sonhos e seu sono, derramando bálsamos sobre os seus pés, e estrelas douradas sobre seus cabelos, para adornar os seus sonhos...
E quando amanhecer,minha querida amiga, a quem eu amo, já encontrarás, o Sol, dedicado para lhe receber, e as janelas do norte abertas, e os pássaros cantando,e tudo em ordem, sempre, no meu coração, para que seu coração sorria de contentamento, e o seus dias, sejam de plena felicidade.
Do seu eterno amigo,
Albérico Silva