O Ministério do Natal
 
  O ministério do Natal nos convida a pensar... Pensar uma vez mais nesta inacreditável realidade acontecida numa gruta silenciosa de Belém, há dois mil anos atrás...
  Estar consciente deste mistério é estar aberto  à uma mensagem, aliás a única que irradia da gruta de Belém: Mensagem de Amor, Mensagem de Esperança. 
  Aquilo que amamos e que consequentemente servimos expressa nossa mensagem mas uma mensagem inteiramente individual. E é nesta maneira individual que somos chamados a demonstrar uma mensagem universal: mensagem de Paz e Amor infusa num mundo que gera ódio e guerra... Tudo é mistério e até pensamos, um mistério contradidório...
   Talvez aqui tenha lugar para a mensagem de Exupéry através do famoso diálogo da raposa procurando ensinar o Pequeno Princípe que somente podemos ver certo com o coração...  e que o essencial é invisível aos nossos olhos...
    O essencial da gruta de Belém é também invisível aos nossos olhos e por isto talvez falhamos na aceitação da Incarnação do Filho de Deus; talvez por isto fracassamos também na nossa mensagem de Amor... Nosso amor é ainda um amor condicionado e longe estamos de realizar que não há maior sabedoria do que aquela que se expressa na simplicidade de gesto carinhoso, na ternura de gesto de amor... Precisamos mesmo de um novo nascimento –  este mesmo nascimento efetivo  e construtivo da gruta de Belém... Como todo nascimento este também envolve morte: morte de nosso egoísmo, de nossa ignorância que eclipsa sempre uma responsável ternura para o outro...
   É bom, muito bom fazer uma parada, esquecer nossos problemas e focalizar nossa atenção na estrela de Natal brilhando e irradiando Esperança e Amor para todo o nosso planeta. À cada um de nós de descobrir mais e mais a intensidade e a profundidade deste Amor, desta Esperança...
   Se fracassarmos uma vez mais neste Natal de 2014 é bom lembrarmos que esta mesma mensagem brilhará uma vez mais para aqueles que possuem simplicidade de coração – como brilhou pela primeira vez, há dois mil anos atrás, para os pastores de Belém...
    Pequeno Princípe da gruta de Belém, precisamos muito de seu Amor! Venha, uma vez mais, em nossas vidas, – apezar de nossas fraquezas e de nossas estranhas maneiras!

                                   Roberto Gonçalves

 
RG
Enviado por RG em 10/09/2013
Reeditado em 07/02/2014
Código do texto: T4475449
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.