Desabafo de uma Espírita

Conheci a doutrina espírita pela dor, talvez se não fosse por ela não estaria aqui agora escrevendo esse texto.

Quando pequena lembro da minha mãe correndo aos quatro cantos em busca de cura para seus filhos.Acredito que como ela todas virariam a terra do avesso pra achar o alívio para a sua dor,não importando onde.

Cada um faz suas escolhas e busca aquilo que te faz bem.

Na doutrina espírita encontrei explicação para minhas dores e aflições.O pouco que aprendi é que devemos ter fé sim, mas uma fé raciocinada baseada na razão,aquela onde Emmanuel diz: ¨Ter Fé é guardar a luminosa certeza em Deus, certeza que ultrapassou o âmbito da crença religiosa, fazendo o coração repousar numa energia constante de realização divina da personalidade. Conseguir a fé é alcançar a possibilidade de não mais dizer eu creio, mas afirmar eu sei, com todos os valores da razão, tocados pela luz do sentimento¨.

Quando o Cristo disse que Ele era o caminho , a verdade e a vida e que ninguém chegaria ao Pai se não por Ele, aprendi que pra seguir esse caminho teria que fazer a reforma íntima.Reforma essa, muito difícil eu sei, mas procuro a cada dia me tornar uma pessoa melhor.Não sou santa e nem pretendo,simplesmente aprendi que fora da caridade não há salvação e não da Igreja.

Sei também que ainda tenho muito que aprender, pois nada sei.

O pouco que aprendi é que o verdadeiro cristão é aquele que procura se transformar moralmente e luta para domar suas más inclinações.

Fui convidada por duas vezes para batizar uma criança, e por duas vezes a Igreja não permitiu;talvez quem sabe por eu não ter moral suficiente pra educar e orientar uma criança em formação? Não , simplesmente por eu ser Espírita.Não vou dizer que não fiquei triste com isso, fiquei sim, claro. A Igreja tem normas e Leis que precisam ser obedecidas, tudo bem.

Muito mais triste eu fico em ver o que está acontecendo dentro delas hoje.

Muito triste eu fico em ver os templos religiosos hoje se transformando em verdadeiros centros comerciais.

Muito mais triste fico em ver homens com comportamentos contrário àquilo que prega.

Todas as instituições são humanas, eu sei, e como seres humanos estão sujeito a erros. E o esforço que fazem pra se melhorarem, onde está?

Eu pergunto: Onde está as Normas e as Leis para casos como estes que tá acontecendo?

Conheci muitos padres com moral ilibada sim e bato palmas pra esses , que souberam respeitar a si e a seus fiés.Fiés que saem de suas casas para assistirem as missas em busca de uma palavra de conforto, sim por que todos que adentram um templo religioso vai em busca de algo que te alivie e esclareça.

Aprendi na Doutrina Espírita que o mal que me faz mal é o mal que faço aos outros.

Cheguei pela dor sim, e hoje permaneço pelo amor, posso até mudar um dia , como falei somos humanos. Mas quando alguém me provar que a verdadeira religião não é o AMOR.

Nada contra véu, terços, ajoelhar, não cortar cabelo, etc. Eu só preciso do amor do Cristo pulsando no meu coração.

Elia

Élia Couto Macêdo
Enviado por Élia Couto Macêdo em 09/09/2013
Reeditado em 22/03/2014
Código do texto: T4473603
Classificação de conteúdo: seguro