Programa Mais Médicos e o adeus à nobre profissão.
Valfredo,
Essa nossa situação de exercício da " nobre profissão médica " já deu o que tinha de dar. Se Hipócrates retornasse aos tempos atuais, com certeza ficaria horrorizado com o tratamento dado, com raras exceções, aos seus pares. Em parte eu diria que a própria classe plantou o que agora colhe.
Eu fiquei anos e anos trabalhando no M.S. e no IASERJ para depois de tanto empenho constatar que esse famigerado SUS, que tantos defendem (só no papel, igualzinho às Leis em geral) havia enterrado a medicina no Brasil.
Não fiz patrimônio com a medicina, pois só a poucos anos resolvi atender convenios. Resultado, fiquei apenas com dois convenios e o consultório permanece aberto apenas por teimosia, mal ganho para as despesas e até a Prefeitura tentou desapropriar o prédio por conta de uma rodovia que servirá de plataforma politica para a copa do mundo.
Como tenho mania de lutar até o último suspiro, consegui evitar a desapropriação ( que arrependimento...) mas por conta do stress que gerei no meu corpo, tive de ser submetido a uma revascularização do miocárdio.
Vc diz "somos odiados " , não sei bem, o mal se espalhou, essa maldita Lei de Gerson, destruiu os valores morais e agora as pessoas agem como se pudessem levar para o além túmulo os seus bens materiais. A falta de respeito é generalizada, não somos os únicos, ninguem respeita nada, a não ser por principio individual. Quem diria que um congressista condenado à cadeia poderia continuar usufruindo do seu mandato ?
Sabe de uma coisa triste, às vezes fico indignado com colegas que demonstram desamor aos seus pacientes e ficam exercendo uma MEDICINA DEFENSIVA, mas começo a entender que muitos fazem isso até como revolta e, também para evitar se envolver em problemas alheios.
O mal que existe nessa conduta é que o seu coração vai ficando embrutecido, e a sensibilidade humana cada vez mais distante. A medicina foi massificada e virou instrumento de arrecadação financeira. O médico cada vez mais está perdendo os direitos e uma nova classe de médicos está surgindo no Pais, aquela que vive parasitando os corruptos e se acumpliciando com os seus atos.
O conceito de classe está se diluindo e virando ideologia, assim muitos se aproveitam de poucos...
Não diria " que somos odiados " mas sim, que somos ignorados, invejados e fiscalizados a todo momento.
Mas isso não é privilégio do médico, a desvalorização humana chegou a todas as portas, ninguém está imune à destruição e a despersonalização, os heróis de agora são efemeros e quando não suportam a perda do prestigio cometem suicidio.
Aonde isso tudo irá levar ? Quem somos nós para arriscar um palpite, eis que somos meros mortais ?
Só mesmo Vinicius para fazer essas previsões:
"... Por isso temos braços longos para os adeuses
Mãos para colher o que foi dado
Dedos para cavar a terra.
Assim será nossa vida:
Uma tarde sempre a esquecer
Uma estrela a se apagar na treva
Um caminho entre dois túmulos —
Por isso precisamos velar
Falar baixo, pisar leve, ver
A noite dormir em silêncio.
Não há muito o que dizer:
Uma canção sobre um berço
Um verso, talvez de amor
Uma prece por quem se vai... "