Carta para alguns pais
Alguns pais pensam que seus filhos são propriedades, pelo fato de tê-los gerado. Esses mesmos costumam tratar os filhos como se fossem crianças em fase de sentir/descobrir o mundo. Os filhos crescem e o ranço continua, os filhos fazem 30, 40 anos etc. e a visão, ou melhor, a falta dela continua a mesma.
Já viram como os pássaros cuidam de seus filhotes? Os pais alimentam, protegem os filhos e quando estes sentem que estão preparados para voar, voam, mesmo que esse voo ainda não seja o perfeito. E os pais? Eles nada fazem, apenas observam seus filhotes tentando descobrir o mundo por si mesmos. Qualquer auxílio é bem vindo, mas os pais não proíbem essa tentativa atrapalhada, mesmo que ela seja dolorosa – penso que seja, porque cair de uma certa altura deve doer, mas pássaros querem voar e o que importa se houver dor? Para ser “livre” é preciso sentir a dor da queda.
Senhores pais, antes de se intitularem "pais", pensem que vocês são tão humanos quanto os humanos que vocês puseram no mundo e que necessitam de educação e noções de humanidade. Filhos têm desejos, anseios, medos etc. diferentes dos de vocês e por isso não adianta fazer com que eles façam tudo aquilo que vocês querem ou tudo aquilo que vocês projetaram/projetam neles. Não perceberam que as chances de se frustrarem é proporcional ao tamanho de vossas vontades?
Tem pais que ficam orgulhosos dos filhos que sempre concordam com o que falam/ pensam, mas já pararam para pensar que o filho que nunca contesta também será aquele que será passivo ao mundo? Será que é por isso que temos um país tão cheio de gente passiva e covarde que só reclama e não age, em pequenos gestos, quando vê algo de errado? Acham que os filhos devem ser iguais à maioria das pessoas? A mesma maioria que vocês mesmos recriminam... Quanta contradição, hein!
Os filhos precisam voar e vocês precisam cortar o cordão umbilical, por mais doloroso que seja, pois nenhum voo pode ser alto e belo se houver algo que o impeça.