Escola ainda aguarda solução para muro que caiu em janeiro (CEI-84)

As escolas “Hélio Del Cistia” (Estadual) e “Osmar de Almeida” (CEI 84), localizadas no Jardim São Guilherme I, aguardam desde o mês de janeiro uma solução para o muro que separava as unidades e desabou com as chuvas do início do ano. A queixa chegou ao vereador Francisco França (PT) e ao deputado estadual Hamilton Pereira (PT), que já encaminharam ofícios às respectivas Secretarias de Educação reivindicando uma providência rápida.

Na manhã da última segunda-feira (9/4) o deputado Hamilton esteve na Escola Estadual acompanhado da assessoria do vereador França e de uma equipe da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba (AEAS), que se prontificou a apresentar um laudo sobre o desabamento num prazo de dez dias. “Tenho certeza que essa ajuda será fundamental no sentido de acelerar o processo de solução desse problema”, destacou o deputado.

O muro desabou em janeiro desse ano, durante o período de fortes chuvas, devido à ação de infiltração de água em sua estrutura. A queda aconteceu sobre a arquibancada da quadra esportiva da Escola Hélio Del Cistia e os entulhos estão no mesmo local até hoje. “De certa forma, o fato de não se ter mexido nesses entulhos é uma forma de evitar que pessoas ou crianças se aproximem do local”, observou Jair Molina, que é presidente da AEAS. “Mas mesmo assim, o ideal seria que a área fosse isolada com uma fita porque o risco de novo desabamento ainda é eminente”, completou.

Os técnicos da AEAS conferiram o sistema de drenagem existente ao lado do muro e pegaram uma cópia da planta da construção do prédio da escola. A partir de análises poderão apontar se a caixa que interliga o encanamento de drenagem foi insuficiente, ou se estava obstruída por sujeira. “De posse desse laudo poderemos discutir com a FDE, que é responsável pelas obras nos prédios escolares, de que maneira solucionar esse caso de maneira mais rápida possível”, explica Hamilton Pereira.

Vandalismo

Durante a visita, o deputado Hamilton e a assessoria do vereador França também foram informados de que vândalos, acompanhados de alunos da Escola Hélio Del Cistia, invadiram o prédio na quinta-feira passada (5/4) e, através do muro que divide as duas escolas, jogaram uma pedra no vidro do carro de uma professora, que estava no estacionamento na CEI 84. Os dirigentes da escola solicitaram o encaminhamento de pedido para que o muro da CEI seja levantado.

Priscila Beck Guimarães Antunes

Assessoria de Imprensa

Deputado Estadual Hamilton Pereira (PT)

(15) 3234-2008 / 9742-3725

Douglas Lara
Enviado por Douglas Lara em 10/04/2007
Código do texto: T444565