Captação de córneas para transplante diminui 30%

Sorocaba teve uma queda de 30% no número de chamados para captação de córneas, comparado aos outros meses. Do mesmo modo, houve um aumento de 50% na fila de espera de pacientes que precisam de um transplante de córnea no Estado de São Paulo. No último mês foram realizadas 82 captações na capital e 285 no interior. A metade do que normalmente é captado.

Os números refletem a decisão do Banco de Olhos de Sorocaba (BOS), o maior do país, de realizar uma paralisação em seus trabalhos. A ação é uma forma de protesto contra a decisão do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), de exigir que enfermeiros com curso superior estejam presentes em todos os procedimentos para a retirada de córneas, que vinham sendo realizados por técnicos em enfermagem - também vinculados ao Coren.

A decisão do Coren, entretanto, levou o Banco de Olhos de Sorocaba, responsável por 75% dos transplantes no Estado, e 90% da capital,a paralisar suas atividades no dia 24 de fevereiro.

Segundo o administrador do BOS, Edil Vidal de Souza, essa mudança é totalmente desnecessária pois o procedimento para captação é simples e os profissionais de nível técnicos são preparados e aptos a realizarem a ação. Souza também conta que financeiramente seria inviável a contratação do mesmo número de profissionais, o equivalente a 60 enfermeiros, o que triplicaria seus custos. Para Souza, essa discussão além de ser de interesse corporativo, também assusta a opinião pública, o que resulta na queda de números de doadores.

A defesa do Coren é tão contraditória que não conseguimos saber se o problema é a possibilidade de erro na captação, pelo fato do profissional não ser graduado, ou trata-se de uma questão sindical mesmo., relata Souza ao anunciar que a Secretaria de Estado da Saúde, juntamente com o Ministério Público, estão nas negociações para normalizar a situação, ou seja, desconsiderar as exigências do Coren.Creio que essa situação já esteja esclarecida ainda neste mês, esclarece.

Mesmo assim, Souza acredita que para voltar a um quadro estável no número de captação de córneas precisará de uns seis meses, pois toda essa confusão intrigou a população quanto aos métodos e segurança na realização da captação das córneas.

Jornal Cruzeiro do Sul

http://www.jcsol.com.br/2007/04/05/05A617.php

Douglas Lara
Enviado por Douglas Lara em 05/04/2007
Código do texto: T438790