CASA DO POETA BRASILEIRO – POEBRAS NACIONAL

(para o casal Jaime Nardy/Mercedes Vasconcellos, em SP)

Estamos à disposição para curtir a alegria de estarmos juntos em nome da Poesia e da arte de bem viver.

Todos os meses, nos últimos quarenta e dois (42) anos, ininterruptamente, a cada primeira terça-feira do mês, nos reunimos num sarau poético-musical ao qual comparecem mais de 130 pessoas, no inverno, e cerca de 100, no verão. Cerca de 60% sócios da entidade, e os outros são nossos convidados.

Amanhã estará sendo realizado o Cafezinho Poético-Musical nº. 514 (quinhentos e quatorze) em quase 43 anos, a serem completados em 24 de julho próximo. Esperamos vocês quando puderem nos dar a honra de vir ao RS.

De minha parte, ex-presidente da Casa do Poeta Rio-Grandense de 1992 a 1995, atualmente tenho a alegria de coordenar as ações culturais da Casa do Poeta Brasileiro - POEBRAS NACIONAL, que está articulada em 62 sedes municipais em 17 Estados-Membros da Federação Brasileira. Apenas procuro dinamizar as relações entre as sedes municipais, nos vários estados, com o fito de integrar a produção de ações culturais similares, tais como coletâneas, antologias, promoções que visem integrar a poesia, prosa e outras artes.

Atualmente estamos em tratativas com o Ministério da Cultura para a edição de uma Coletânea da POEBRAS NACIONAL, que vai recolher peças, em poesia, de cerca de 300 escritores afiliados às sedes municipais dos Estados. Pretende-se uma edição de 10.000 exemplares, os quais serão distribuídos às bibliotecas públicas do país pelo órgão distribuidor do Ministério. A Secretaria de Projetos do MinC, através de seu diretor, foi contatada, num evento ao qual comparecemos, em Russas, no Ceará, e já deu sinal verde para as ações executivas do projeto.

Neste abril estamos saindo em missão cultural para a Região Norte e, no Pará, a par de saraus, palestras e conferências em várias unidades da Universidade da Amazônia – UNAMA, e vamos inaugurar a POEBRAS BELÉM. Também pretendemos instalar coordenadores municipais em quatro municípios, para posterior inauguração de sedes locais, daqui a um ano.

Na volta, tendo como base a cidade de Salvador e a sua POEBRAS SALVADOR, seguimos, com o presidente local, João Justiniano da Fonseca, poeta de 87 anos, para Aracaju e Maceió, a visitar nossas sedes do Nordeste e a fundar outros focos de associativismo lítero-cultural.

A Dra. Ilma Fontes, 60 anos, médica de formação e jornalista por vocação, é a presidente da POEBRAS ARACAJU. Fundamos a Casa naquela belíssima cidade, em janeiro de 2006.

O Dr. Emanuel Fay da Fonsêca, cerca de 70 anos, será o coordenador para a instalação da POEBRAS MACEIÓ. Prevemos a instalação para meados de setembro deste ano.

Em São Paulo, integrando o movimento cultural em torno da produção e divulgação da cultura literária e da Poesia, temos a Casa do Poeta de SP - Lampião de Gás, fundada pela poetisa Colombina, em 1948, bem anterior a nossa CAPORI/RS. Ela é a entidade mater de nosso esquema associativo, constando esta conceituação no estatuto da POEBRAS idealizado, em 1978, por Nelson Fachinelli.

Atualmente o presidente da Casa do Poeta de SP é o jornalista e poeta Wilson Jasa, que conta por volta de 55 anos. Tivemos, no decorrer de todos estes anos, pouco contato com o pessoal da inspiradora entidade mater. Agora, com a expansão da POEBRAS NACIONAL, temos ampliado o número de contatos na capital paulista.

Nelson Fachinelli, nosso fundador falecido aos 70 anos em 26 de abril de 2006, inspirou-se na Casa de SP quando, em 1962, esteve em Santos e na capital para os festejos do centenário do poeta Martins Fontes e trouxe a idéia organizacional para o sul do País. Salve São Paulo, coração motriz do Brasil!

Em 2006 estive duas vezes com o presidente Wilson Jasa. Voltaremos este ano a São Paulo, para tornar amiúde e assíduos os contatos com os dirigentes da nossa entidade mater e seus associados. Lacerda Júnior, 81 anos, é o nosso mestre - o condutor de nossos passos - nessa cidade.

Percebo que há algum interesse dos ativistas locais na instalação de novas unidades da POEBRAS em cidades do interior paulista e na região metropolitana.

Pelo estatuto da POEBRAS todas as sedes são administrativamente autônomas, regendo-se por Estatuto próprio. Começa-se pelo estudo das disponibilidades e interesse locais e a POEBRAS NACIONAL remete um estatuto-modelo para os coordenadores designados.

É desejável a instalação de sedes em bairros, comunidades, etc. No RS, temos a POEBRAS BM, a qual reúne poetas, escritores, compositores, cantores, teatreiros, artistas plásticos, artesãos, etc., todos vinculados ao entorno da Polícia Militar, que aqui tem o nome peculiar de Brigada Militar, desde 1892.

Num país em que a atividade educacional está destroçada, e se lê muito pouco, chegando somente agora, em 2006, ao índice de 3,4 livros/habitante/ano, enquanto, no RS este índice é de 5,8 livros/habitante/ano, é necessário que unamos, com ações culturais efetivas e práticas, os vetores Cultura e Educação.

Todos os esforços de integração e de intercâmbio entre os ativistas e produtores culturais são importantes para elevarmos o país a seu glorioso destino entre as nações em desenvolvimento.

Salve o Brasil e os seus idealistas! Hosanas!

– Do livro CONFESSIONÁRIO - Diálogos entre a Prosa e a Poesia, 2006 / 2007.

http://www.recantodasletras.com.br/cartas/436021