Confissões e aprendizados... (Libertando a dor)

A vida é uma imensa estrada, onde há diversas trilhas que, às vezes, perseguimos, servindo de atalhos por toda a caminhada. Ora essas estradas são retas, ora curvas; e as trilhas, algumas rachadas pela sequidão, outras, de cacos cortantes como vidro - e até mesmo, as que nos dão passagens livres à muitas outras... Que nos levam a caminhos totalmente diferentes do habitual, ‘fora dos trilhos’ digamos... Ou para cascalhos obscuros, que tenho a ousadia de chamar: mistérios da alma.

Durante a passagem nesta imensa jornada, podemos perceber diariamente, que somos apenas aprendizes em busca de algo grande; estamos sempre em busca do ‘bem maior(?)’. Penso que nossa essência humana clama por isso! Há dentro de cada pessoa uma inquietação, uma sede pelo saber, por sentir, por viver e por ser de verdade.

Há muitos mistérios nesta caminhada, que nos movem, trazendo-nos grande motivação e impacto, - situações que nos remetem à vasta loucura, ou a uma constante adaptação. Há sonhos, amores, conquistas, sorrisos, lágrimas, poesias, canções, danças, música, alegrias, tristezas, encantos e encantamentos. E, contrário à nossa vontade, também há o desencanto). Mas, sempre vividos ao lado de pessoas a quem amamos, admiramos, compartilhamos e que são anjos de Deus enviados a esta Terra para que, de alguma maneira, nos motive a caminhar e nos ensine algo, para que ela, (a caminhada), seja mais leve nessa estrada da vida, cheia de subidas e descidas, curvas, bloqueios, atalhos e tudo mais.

Nessas ‘andanças’, há chegadas e partidas. Numa delas, Deus me proporcionou conhecer uma grande amiga do mundo mágico da poesia...Foi um encanto, um sonho com sensações maravilhosas. De uma alma muito graciosa, equilibrada e doce; nunca imaginei que pudesse amar tanto uma pessoa que eu nem ao menos sabia como era sua voz. Sua forma de caminhar, seu jeito de olhar nos olhos. Um mistério grandioso que traduz encanto à vida e motiva a caminhada.

Há aproximadamente sete anos, eu estava em meu horário de almoço em uma empresa em que trabalhava no setor administrativo, lendo diversas poesias em um site. De repente, deparei-me com uma página encantadora, humana, sensível e com palavras simples, mas de uma profundidade impressionante. Quanto mais eu lia as mais doces e encantadoras poesias e textos, mais eu me ‘deliciava’ e tinha curiosidade para ler a todos. E, para dar continuidade às leituras, simplesmente selecionei alguns textos e os imprimi para mais tarde, quando me fosse oportuno, apreciá-los com mais tempo... Sem ao menos me dar conta, a que mundo maravilhoso esse mistério encantador da poesia pudesse me levar....

Pouco tempo depois, passei a comentar os textos e as poesias da pessoa que chamarei de “Querida”( com Q maiúsculo, como ela costumava me dizer). E em seguida, enviei-lhe um e-mail falando da importância e impacto que suas palavras causaram em mim, tanto como poetisa, quanto como pessoa, numa sensação de merecimento, importância e conhecimento. Aos poucos, fomos trocando correspondências eletrônicas, que geraram em mim uma significativa sensação de amor, afeto e cumplicidade.

Num breve tempo de amizade, trocamos números de telefones. Uma confiança impressionante, já que neste mundo da internet, há diversas possibilidades (boas ou ruins), mas havia uma sensibilidade maior em nossa alma que nos deu créditos suficientes para que tudo fluísse na mais absoluta confiança. E, em um dia tranquilo, eu resolvi ligar para ela. A sua voz do outro lado da linha fez meu coração saltar de alegria! Pela primeira vez, ouvir a voz da pessoa de quem eu já me tornara fã, amiga. Uma pessoa que eu já amava ‘por demais’! Ela me dizia: “ Que alegria, Patrícia, Que alegria”... A ligação durara apenas cinco minutos, mas foram os minutos mais gratificativos e especiais da minha vida.

Um dia, durante nossas conversas eletrônicas, minha amiga Querida, disse-me que enviaria uma carta e dois livros de presente para mim, antes de minha viagem ao Nordeste. Quando recebi a carta, havia em mim uma sensação tão forte, que com palavras não consigo discernir tamanha alegria! Palavras fortes, sensíveis, com afeto, carisma e carinho. Uma de suas frases na carta, dizia que ela fazia questão de escrever de próprio punho, porque ela era de uma época em que as cartas eram escritas assim, e também, porque isso demonstrava o quanto uma pessoa ‘é’ importante para a outra. E, durante os trinta dias em que fiquei fora de minha residência em São Paulo, nós mantivemos contato - e a cada novo desafio ou novidade em minha viagem, reportava a esta minha amiga em e-mail ou poesia. Ela, sempre disposta a me amparar, cuidar e curtir as minhas férias ‘junto’ comigo.

E assim foi, durante todos estes anos. Cada mudança de emprego, entrada e saída de escolas, cursos, concursos, minha amiga Querida sempre presente. Nossas distâncias maiores eram as ‘fronteiras’, mas ela sempre me dizia que não há obstáculo tamanho que impeça a passagem do amor.

Houve um período, muito difícil em minha vida, -momento em que não bastavam as palavras, não bastava conhecimento ou julgamentos; eu precisava de amor, de cuidado e não que me apontassem o dedo. Foi neste interim em que eu pude contar com o amparo de minha amiga. Enviei-lhe uma carta eletrônica contando todo o ocorrido, (receosa, é claro) imaginando que ela não mais queria ser minha amiga, mas diferente disso, as fronteiras não tiveram espaço em nossa amizade. Ela simplesmente pegou seu telefone e me ligou. Disse-me palavras confortadoras, sinceras, singelas, foi amparo a uma alma ferida. Mas, o que realmente me marcou foi quando ela disse: “Patrícia, você é humana”. Foi lindo, fantástico! Escutar estas palavras em um período de solidão e lágrimas.

Minha amiga Querida ultrapassou as barreiras da internet. Aos poucos foi tomando conhecimento de minha família, meus amigos, meu cotidiano; enfim. Todos em minha casa já a amavam e admiravam-na. Algo realmente impressionante, pois meus pais sempre foram muito restritos às amizades e contatos virtuais.

Durante todos estes anos de contato, ouve momentos que ficarão marcados para sempre em minha memória. Foi num destes, muito especiais, numa tarde chuvosa aqui em São Paulo, em que eu tinha que mandar uma correspondência eletrônica para minha amiga, (mas nesta época eu ainda não tinha computador em minha casa) e fui a uma lan-house. Fiz o comentário à ela que estava chovendo muito. Em sua resposta, ela me disse que um dia me daria um computador. Eu guardei sua frase que, breve caiu no esquecimento. E, um tempo depois, quando menos esperava, recebi dessa minha amiga, uma mensagem eletrônica que dizia: “Patrícia, vai chegar à você um presente adiantado de Páscoa”, - avise à seus familiares para que não haja devolução.” Eu avisei aos meus familiares e imaginei que fossem ovos de Páscoa. Para minha grandiosa surpresa, (eu mesma recebi o ‘presente adiantado de Páscoa’): um computador completo novinho direto da loja! Meu coração saltou de alegria, uma emoção grandiosa, pois justamente naquela semana eu estava fazendo planos de adquirir um, em algumas prestações. Imediatamente, fui ligar para minha amiga Querida e agradecê-la.

Desde então, nossos contatos foram maiores e melhores, pois havia uma facilidade bem maior em nossa correspondência. Neste período, cursei Teologia durante três anos, mas ela não pôde comparecer à formatura. Em seguida, entrei para a faculdade - e já no primeiro semestre (em 2009), para minha grande alegria, minha amiga Querida programou-se para vir à São Paulo e me conhecer. Foram noites e noites sonhando com este grande acontecimento, que para mim seria uma dádiva, um presente de Deus!

Meu coração pulava! Eu não conseguia conter mais a emoção dentro de mim, ele simplesmente “saltitava por entre as ruas da cidade”, de ansiedade. Nossa!!! Como as expectativas nos movem e nos tornam pessoas nobres, seres que sonham e que aprendem!

Um mês depois de muita espera, chegara o grande dia da minha amiga vir para minha casa. Depois de minha insistência para que ela não fosse para um hotel, decidiu então, hospedar-se em minha casa. Programei os quatro dias de sua estadia em minha casa para irmos passear, conhecer lugares e as pessoas de quem eu amava muito. Seria pouco tempo, mas abraçar alguém a quem se ama, não tem preço, não há valor nenhum que possa pagar o poder infinito de um abraço. Ele tem o poder de curar, é muito mais que paliativo, é a sensação mais impactante que uma pessoa pode viver, pois é através dele que podemos identificar e perceber o quanto somos importantes para uma pessoa e o quanto ela nos é real e preciosa. O otimismo e a paz nos rodeava a tal ponto que eu consegui adiar uma prova na faculdade, ao contar à coordenadora do curso sobre o grande acontecimento que estava por vir.

Chegado o grande dia, fomos, meu pai e eu para a rodoviária, encontrar minha amiga Querida. Foi uma festa emocionante, uma alegria muito grande! E assim foi, durante toda sua estadia em minha casa. Todas as noites íamos dormir tarde e acordávamos cedo, para aproveitar nossos dias em vários passeios.

Em uma tarde, nos programamos para ir ao Parque da Água Branca; foi um dia simplesmente encantador! O verde da natureza é algo que me encanta; que motiva-me a caminhar e até mesmo o ar neste parque é diferente, sensacional! Estávamos em um grupo de pessoas; meus irmãos e meu cunhado estavam conosco. Jogamos bola, passeamos, conversamos, foi impressionante o nosso dia! Numa outra tarde fomos ao shopping, passeamos muito e minha amiga resolveu presentear a todas as pessoas de minha casa; foi uma atitude linda, que me emocionou muito. E, em uma outra tarde fomos à casa de minha tia; minha irmã mais nova e eu, juntamente com a amiga. Nesta tarde, havia muito o que conversar... Tínhamos conversas pendentes desde outrora por conta de nossas correspondências eletrônicas; foi um aprendizado muito grande! E, numa noite linda, fomos comer pizza na casa de minha irmã mais velha - um passeio maravilhoso, em que essa minha amiga me colocou no colo e eu me senti a pessoa mais amada por Deus. Aliás, tenho fotos destes momentos lindos que impactaram a minha alma e me fizeram completamente feliz.

Logo mais, chegou o dia em que minha amiga precisava ir embora. Juntamente com meu pai e minha irmã mais nova, fomos levá-la à rodoviária. A despedida foi intensa, emocionante, mas ao mesmo tempo já fomentava a saudade. Momentos ricos, importantes, tanto que já se foram três anos deste acontecimento e ainda me lembro com detalhes.

Nossa amizade fortaleceu-se ainda mais, após sua viagem à minha casa. Minha amiga Querida disse-me que se sentiu muito bem acolhida por minha família e por mim. E, assim, continuamos nosso contato. Muitos acontecimentos surgiram desde então, entre problemas, alegrias, tristezas, sempre compartilhávamos algo e isso me fortalecia, porque simplesmente o amor, o afeto e a compreensão sempre ultrapassava as barreiras.

Somos humanos!!!! Apenas humanos!!!! E, como uma limitada humana que sou, magoei minha amiga com atitudes infantis. Minha amiga Querida não mais quer clarear os meus dias. Sua amizade é preciosa para mim, tenho plena certeza de que o Pai Criador é quem me permitiu conhecê-la, - e certamente irá nos unir um dia novamente.

Por isso, neste dia lindo quero aqui, diante de um cantinho todo especial que foi o meio em que nos conhecemos, pedir que você amiga Querida, possa um dia me perdoar por minhas falhas, das quais eu compreendi que realmente existiram, mas que não foram por maldade. Não tenho coração maldoso e você o sabe. Infelizmente falhei, como tantos outros deslizes que tenho cometido ao longo de minha caminhada nesta Terra. Que um dia, possamos ser amigas novamente - e que a amizade que juntas construímos possa voltar a brilhar... Eis a minha oração e o meu pedido nesta hora. E que meus amigos, poetas e poetisas, me ajudem neste clamor poético, mas verdadeiro!

PS: Um agradecimento todo especial a minha amiga "Nina" por me ajudar nas correções ortográficas e por sua amizade que me é muito importante e também por me amparar em todos os momentos de minha vida...

PATRICIA PESSOA
Enviado por PATRICIA PESSOA em 11/06/2013
Reeditado em 15/06/2013
Código do texto: T4335646
Classificação de conteúdo: seguro