Carta a um brasileiro futuro
Prezado amigo desconhecido
Eu te venho trazer péssimas novas. Aqui de teu passado as coisas estão de mal a pior. Hoje mesmo vi a notícia de mais um médico dentista queimado vivo. Tudo por causa de alguns trocados. Digo "de mais um" porque uma médica foi condenada à morte porque não tinha o que os "assaltantes" queriam.
Se tu achas que isto já é algo ruim de ler espere pelo que vem. O nosso país foi deixado ao deus-dará. As pessoas preferem não trabalhar e recebem assistencialismos de governos populistas que juram ser populares. Essa bolsa sustenta pessoas sem o emprego e, no futuro, sem mesmo esta bolsa, e o boato do fim de uma delas foi o suficiente para desesperar milhares de pessoas aglomeradas à frente do banco estatal suplicando para que não se retirem as migalhas de sua boca. Este mesmo banco estatal, caro amigo, resolveu patrocinar times midiáticos derramando rios de dinheiro prestes a começar a tão propalada Copa do Mundo. Estádios faraônicos, verdadeiros elefantes brancos, que você não sei se conhece, são aquelas obras que gastam dinheiro para não servirem para nada. Aqui não vemos elefantes brancos, mas se, por um acaso, não acabamos aqui com todos os animais, talvez você tenha essa possibilidade de ver. Não afasto condição alguma, exceto a de que o ser humano saiba o que respeitar a ética e as leis sociais.
Diante do quadro crônico que assisto no trânsito, no condomínio - lembrem-se que um casal foi morto por um vizinho que após o crime se matou, o motivo foi quem tinha e quem não tinha posto o som alto -, escolas que nada ensinam e a vida de desigualdade que fez com que o crime se organizasse e se tornasse até adversário da polícia. Enquanto isso políticos fazem mal à saúde do país, pessoas morrem nas filas dos hospitais, evangélicos perseguem pessoas de religião africana. É tudo uma balbúrdia.
Como diria o Chico Buarque, grande cantor de minha geração, que, com certeza, a sua geração conhece ao menos de ouvir falar, "a coisa aqui tá preta". A coisa aqui tá séria. Até as opções sexuais são vigiadas. Acho que estas a rir de minha sociedade preconceituosa, mas é o que vejo. E agora puseram um racista e homofóbico para presidir os direitos humanos e das minorias. Aqui se toma um troço chamado cachaça pra esquecer as mazelas da vida. E aí? Então beba um gole de sua bebida agora e pare um pouquinho para respirar. Afinal não é legal ver tanta coisa errada num país só não é?
Agora, por hora, eu me despeço com a certeza de que você, com o tão propalado por aqui "avanço tecnológico e intelectual do ser humano", compreenda um pouco das agruras e decepções que temos ao viver uma época tão fria e ruidosa. É preciso bem mais para nos fazer melhores hein! Mas a nossa verdadeira mania, da maioria das pessoas de minha época, é sentar em frente a um troço que chamamos de TV ou computador e se alimentar de futilidades e besteiras. Aí um poder invisível que chamamos de mídia vem e rouba os nossos cérebros e nos lobotomiza.
Então respire fundo e veja se me responde com algo de positivo, porque a minha esperança daqui depende de sua resposta. Caso não seja como espero, então eu irei abrir uma garrafa de cachaça e escutando qualquer coisa pop irei fechar a minha vida dizendo: talvez fosse melhor viver num passado remoto.
Sem mais
Tato Silva, daqui do presente.
Algum lugar do começo dos anos 2000.