UMA SANTA ITUANA[1]?

Itu, 25 de março de 2007.

Ao

Douglas Lara

Sorocaba (SP).

UMA SANTA ITUANA[1]?

Os católicos ituanos, natos ou por adoção, já contavam com dois seríssimos candidatos à honra dos altares, à espera da sábia manifestação da Igreja: D. Gabriel Paulino Bueno Couto e Padre Bento dias Pacheco.

Surge agora, uma candidata!

Quando iniciei a longa e extenuante pesquisa para a feitura do livro “Camargos & Penteados – história e genealogia de uma família paulista”, editado pela Ottoni Editora, e lançado recentemente no Espaço Cultural Fábrica São Luís, dei-me com a presença de vários religiosos e religiosas na família à qual sou ligado por laços maternos. Dentre estes religiosos, começou a chamar-me a atenção, uma parente, filha de Theotônio Pereira Bueno e Maria do Carmo Bauer, neta de Francisca Eugênia de Camargo Penteado Bauer e de Adolpho Bauer, e bisneta do patriarca da família, Indalecio de Camargo Penteado: a Irmã Maria do Carmo da Santíssima Trindade, no século, Carmen Catarina Bueno. Mas ela ficou popularmente conhecida mesmo como Carminha de Tremembé.

Pretendia eu, de início, escrever algumas linhas a seu respeito, no livro que já começava a produzir. Contudo, ao ler uma sua biografia, foi tal a impressão que me causaram os lances maravilhosos de sua vida e obra que, para ela, acabei por dedicar todo um capítulo.

Eu passei, a partir de então, em considera-la, no meu coração, como uma verdadeira santa, pelas incontáveis e belíssimas virtudes morais e espirituais de que, inequivocamente, demonstrava ser possuidora, e a incluí-la nas minhas invocações pessoais.

Há pouco, remeti, às Irmãs do Convento Carmelo da Santa Face e Pio XII, fundado exatamente pela Carminha de Tremembé, exemplares do meu livro, o que provocou imediata resposta de sua superiora, a Irmã Thereza Maria de São João da Cruz OCD.

A carta, sem data, mas postada no correio de Tremembé em 19 de março próximo passado, deixou-me num misto de profundamente comovido – e honrado! – e, como o seu conteúdo interessa, não só à minha família, mas a toda comunidade católica de Itu e do Brasil, eu me permiti divulga-la, em seus trechos mais significativos, com as minhas escusas à remetente Irmã Thereza Maria:

“Caro sr. Inaldo.

A paz de Cristo!

Não imagina a alegria que me deu, com o seu livro(*), com um capítulo especial sobre a Carminha de Tremembé.

Uma de nossas Irmãs foi a Pouso Alegre, (MG), onde está havendo o processo de canonização de outra Madre (fundadora do Carmelo Sagrada Camélia, daquela localidade mineira). A “notária” do processo é carmelita e deseja muito fazer também o processo da nossa Carminha.

Esta já pode ser invocada, pois o Sr. Bispo D. Carmo João Rhoden, autorizou.

Ela disse (a Irmã do processo) que já posso tomar algumas providências. O sr. poderia nos ajudar.

...............................................................................

Seu livro contém os documentos do avô[2]. Talvez seja útil. Aliás, o seu livro vai ser apresentado ao Tribunal (quando for iniciado o processo). Veja que o sr. nunca imaginou de ir tão longe o seu trabalho.

Contando com seu interesse de pesquisador e parente, agradeço sua imensa delicadeza.

Com respeitosa afeição, sua, em Cristo:

Ir. Thereza Maria OCD”.

-----------------------------------------------------------

Estou remetendo, nesta segunda feira, caro Douglas, à Irmã Thereza Maria, alguns documentos que estavam em meu poder, e que dizem respeito à carmelita Carminha de Tremembé, e estarei providenciando outros que me solicitou aquela superiora do Convento Carmelo da Santa Face e Pio XII. Os católicos de Itu já podem, pois, invocar o nome da Irmã Maria do Carmo, e rezarem muito para que, o processo de sua canonização seja, realmente, aberto, e que prospere até a decisão final da Igreja, favorável ao surgimento de uma santa, brasileira e ituana!

Com os cumprimentos de

Inaldo Cassiano da Silveira Lepsch

--------------------------------------------------------------------------------

[1] A Irmã Maria do Carmo da Santíssima Trindade, Carminha de Tremembé, no século, Carmen Catarina Bueno, nasceu em Itu aos 25 de novembro de 1898.

[2] Adolpho Bauer, avô materno.

(*) “Camargos e Penteados” – História e Genealogia de uma família paulista”.

Ituano destaca-se com ensaios históricos

http://www.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=416823

Douglas Lara
Enviado por Douglas Lara em 26/03/2007
Código do texto: T426262