Uma pausa para um desabafo... Carta pra quem quiser ler...

ACHO QUE JÁ FAZ TEMPO QUE AS ESCOLAS DEIXARAM DE SER A "CASINHA DO SABER" PARA TORNAR-SE A "CASINHA DA MOEDA".

Diante de tanto caos... de tanta desvalorização do homem pelo homem, fica em minha mente uma dúvida:

ESTAMOS FAZENDO ISSO DIREITO?

Na verdade as escolas são quase tudo: menos escolas...

Creio que para ser escolas deveriam seguia a regrinha do menos por mais ( se você não conhece não tem problema: inventei agora):

TER MENOS AMBIÇÃO

E MAIS DEDICAÇÃO!

Falo com propriedade! Me contorço por dentro ao ouvir coisas do tipo: o aluno é nosso cliente... ele paga... a mãe dele paga, o pai dele atrasa a mensalidade, mantenha o menino na sala, cadê sua didática... didática... vamos refletir sobre a didática! Palavra bonita de se pronunciar a que ao mesmo tempo ao ser ouvida possui um vazio em seu sentido!

Calma... meros devaneios meus!

Mas voltemos a didática: não lembro muito bem o que é mas tenho certeza que não é o que nas escolas de hoje querem que a gente faça! Se enrolou outra vez? Normal... A tendência é piorar!

Sei que ter didática não é fazer o papel de pai e mãe...

Sei que ter didática não é assumir a culpa pelo fracasso de um sistema corrompido...

Sei que ter didática é ter amor pelo trabalho que faz... Mas que ter amor não é aceitar tudo sem se revoltar com as BURRRRRROCRACIAS!

E voltando ao inicio de nosso papo... Vamos ser bem sinceros: você assistiria as aulas que dá? Sinceramente... não sei se assistiria as minhas...

MAS CALMA... não me crucifique, pois já há uma fila imensa e densa de pessoas querendo isso! Espere sua vez!

Eu AMO O QUE FAÇO... AMO SER EDUCADORA! AMOR VER OS MEUS ALUNOS PROSPERANDO NA VIDA E PERCEBER QUE TIVE PARTE NESSE PROCESSO!

*

*

*

Mas...Vamos combinar que é um pouco complicado dar aulas com uma turma SUPERLOTADA, em uma saleta que mal cabem metade deles...

E QUANDO A SALA É QUENTE?

E QUANDO NÃO TEM ESPAÇO PRA CIRCULAR POR ENTRE AS CADEIRAS?

E QUANDO A ACÚSTICA É PÉSSIMA?

MEU DEUS! DEVE TER UMA NUVEM NO CÉU, BEM FOFINHA E AGRADÁVEL RESERVADA PARA PROFESSORE, POIS AQUI NA TERRA NÃO É DIFÍCIL ENTENDER COMO É O INFERNO!

Não é tão difícil entender o desespero dos professores... Não é difícil mesmo! É fácil... Nobres, amáveis e amargurados... Sem eles, o mundo não anda!

E até quando vamos enfrentar tais pelejas?

Pra sempre? Talvez...

mortos pelo cansaço ou pelo descaso

aqui jaz um mestre...

aqui jaz

algum dia, em paz:

hodie mihi, cras tibi...

Lais L S
Enviado por Lais L S em 18/04/2013
Reeditado em 19/04/2013
Código do texto: T4247550
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.