UMA FOTO (Carta ao Amigo Farid)

UMA FOTO

(Carta ao amigo Farid Chedid)

Farid.

Você nem imagina o que aconteceu, hoje, ao me deparar com a foto que encontrei na salinha de televisão de casa, deixada por você.

Satisfação e alegria misturadas com emoção.

Turco, algumas lágrimas chegaram a aparecer. E, o resultado, foi um desejo muito grande de registrar o momento, através desta... posso chamar de crônica?

Voltei ao passado. Ver meu pai, o seu e o Okumura, quantas recordações, quantas passagens me vieram à mente, de algumas em que eu participei. Principalmente, nas minhas saídas de sábado, do Arquidiocesano, quando o trio famoso ia me buscar para os fins de semana em casa. A volta para Santo André sempre tinha uma parada obrigatória para o almoço, ora no Binder, ora no velho Chico Rovai, em Rudge Ramos, ou ora no Almanara, quando este só existia na rua Santo André, perto da 25 de Março, em São Paulo. Os “velhos” sabiam onde estavam as coisas boas!

Por certo, eles ainda hoje continuam juntos, indo, de tempo em tempo, no alambique do Nhô Amaro, que você conheceu, lá nos confins da represa Guarapiranga, reabastecer os garrafões da “malvada”... Sem contar o outro, na 4ª Divisão, para os lados de Ribeirão Pires. Também, era “da boa”.

Na foto, além dos três famosos, Antonio de Lima, Said Chedid e Suemaro Okumura, pude reconhecer alguns outros bem chegados a eles, o José Augusto Brant de Carvalho e o João Peake de Matos, estes principalmente, bem como o Aggeu Monteiro do Cartório de Registro do Paiva, Eduardo Barile, Emílio Sortino, Abílio de Queirós, Juca Colleone. Aqui, bem no canto à esquerda, o também saudoso Sebastião, meu irmão, sem dúvida o mais bonito dos filhos de Adelina e Tonico, perto do único dos japoneses que consegui identificar, o filho do “seu” Okumura, médico, o Sanayuki.

Incrível, a elegância do homenageado, do seu pai e do sogro do Titão.

A foto, tirada na escadaria da hoje Catedral do Carmo, trata-se de homenagem ao “seu” Okumura, por receber o título de Cidadão Andreense, pois, naquele ano de 1958, o do Cinqüentenário da Imigração Japonesa, ele foi o organizador desse evento.

Possuo duas outras fotos, da época, cujas cópias cedi ao Dr. Takashima, do grande almoço acontecido em comemoração aos 50 anos da Imigração, realizado em 29/06/1958, no Jardim Japonês que existia em Camilópolis, justamente no dia em que o Brasil sagrou-se campeão mundial, na Suécia. Inesquecível “pileque”.

Com sua permissão, cederei cópia desta foto à Sociedade Cultural Japonesa, o chamado Bunka.

Turco, nossos pais viveram uma época romântica, das grandes amizades e um de meus orgulhos vem de termos, nós, mantido a tradição de que eles foram os precursores.

Pode ter certeza, Farid, que todos os sábados, na mesma hora em que nos encontramos no Panelinha, eles três, também, comendo e bebendo, seja lá onde for, juntos, sempre estarão levantando um brinde em nossa homenagem.

À saúde, meus filhos!!!

À saúde, meus pais!!!

Aristeu Fatal
Enviado por Aristeu Fatal em 26/03/2013
Código do texto: T4208863
Classificação de conteúdo: seguro