UM E-MAIL QUE CHEGOU DO NORTE.
Doutora Raquel, Digna e Meritíssima Procuradora de Justiça do Estado da Paraíba, eu devo comunicar a V. Ex.ª que, sem o seu “data vênia”, tomei a liberdade em publicar o seu e-mail, porque o considero de extrema sensibilidade.
Isto posto, também devo qualificá-lo como um poema espontâneo sutil e profundo dedicado à nossa amizade.
Contudo, espero não ser processado no seu Tribunal através de um ordálio, em virtude da minha ousadia em publicá-lo, fato esse que muito me honra, entretanto, estou disposto e me submeto à sentença se vier a ser propalada por V. Meritíssima autoridade.
Imaruí, SC, 19 de março de 2007
A seguir:
Eis que transcrevo na íntegra o tal “E-mail”.
Querido Heráclito:
Só agora respondo o seu e-mail porque, como já disse, estou em Intermares com os ninõs, veraneando apesar de não estar de férias.
Detestei a idéia de não tirar férias este mês de janeiro, pois não consigo me concentrar no trabalho, sabendo que a cidade ferve de alegria e com o sol de verão, cervejinha, caranguejo e praia.
As crianças em casa, assim eu fico dividida entre Deus e o diabo, tendendo mais, é claro, para a luxúria e os prazeres do inferno. (risos...).
Fiquei comovida, esta é a palavra correta, com a sua crônica sobre uma mulher “de sorriso longo”.
Tão raro encontrar pessoas como você!
Tenho ódio de mim por não poder corresponder em prosa e verso a elegância, a delicadeza, a leveza das borboletas sobre o corpo da mulher desejada.
Que metáforas lindas!
Que presente maravilhoso você me deu!
Sinto-me a mais vaidosa das mulheres em ser contemplada com tamanha beleza, em um mundo tão pobre de senso estético, onde a racionalidade extremada descartou o sentimento e a espiritualidade como caminhos para a plenitude da alma.
Li e reli várias vezes, mostrei para as minhas mais íntimas amigas, e todas suspiraram com inveja de mim.
Você é um homem apaixonante, Heráclito.
Transmite para mim um sentimento de paz, serenidade, sabedoria, e assim, eu me sinto muito honrada em merecer, só um pouquinho, fazer parte dos seus pensamentos.
Gostaria que a nossa amizade nunca terminasse, e que não ocupássemos a estatística daquelas pessoas que a gente conhece, falam sobre as suas mais profundas intimidades e depois se perdem sem deixar vestígios.
Isso é tão difícil para mim – e não consigo compreender porque a gente abre mão do que é bom.
Por isso, na minha pobreza vocabular, só posso te dizer que, gostaria que nunca nos perdêssemos um do outro, numa relação desigual, pois me enriqueço infinitamente mais com você, mas com certeza a convivência me fará melhor e mais feliz.
Receba o meu mais carinhoso beijo e um abraço apertado.
Raquel.