RESPOSTA DO JUVÊNCIO

Mas então buenas tchê!

Em primeira mão te digo que estou louco de vergonha por não ter te respondido antes, o que se deve à lida com a terneirada e a dificuldade que existe aqui fora de encontrar um peão para ajustar. A maioria das coisas quem faz sou e a mulher velha.

Quando novo eu não reclamava, nem ela, mas agora, depois de um dia de lida, eu fico todo dolorido, tomo remédio e acabo dormindo antes de jantar. Bom de cama eu sou é agora!!! Pior e que ela, a Maria Rosa, também!

Mas começo te dando notícias do Senador, cusco maleva, agora gordacho, só come e dorme, não faz mais nada. É uma preguiça só, mas se tem vida boa...

Não te assusta vivente, nem faz blasfêmia, Deus não está com raiva de ninguém, pois ele nos deu a vida e o resto a gente é que tem de cuidar.

Ah, eu e Maria Rosa ficamos faceiros de tu avistares as crianças de vez em quando aí na cidade. Já falei para eles te procurarem em algum aperto, afinal tu nunca me negaste o trilho.

Penso, cá com os meus gorgomilhos, que aquele negócio do tal de meteorito poderia ter sido evitado se os "vermelhos" tivessem pedido ajuda para o Obama. Juntos eles poderiam ter liquidado a fatura antes que o bicho chegasse à Terra. Parece que houve orgulho demais que não foi vencido. Gente morreu, mas acredito que a culpa é de homens aqui da Terra.

A tragédia de Santa Maria - chego a enxer os olhos de lágrima quando falo neste assunto - também foi uma coisa ocasionada pelos homens que não cuidaram da segurança e também aqueles que soltaram fogo dentro de uma casa fechada. Imagina se fizessem isso aqui no meu galpão, não sobraria nada.

Mas também desta vez tu passaste um pouco da medida, com tantos assuntos!

Vais fazer eu falar até do Santo Padre!

Nunca fui muito simpático à figura daquele cardeal que se tornou Papa, mas aprendi a respeitá-lo pela autoridade que a Igreja a ele devotava. Penso que como Santo Padre ele foi bom no sentido da religião, mas descuidou de seu papel como estadista. Deu no que deu! Alegar que estava doente e por isso se afastar, deixou mais feia a picada, pois ninguém se esqueceu de João Paulo II e sua doença cumprida que nem esperança de pobre, mas que não o fez negar o estribo de sua responsabilidade até lhe faltar a vida. Bento XVI caiu porque não tomou as cautelas necessárias ao cargo! Pensamento meu.

O assunto das ruas, do trânsito, aí da cidade escutei também na rádio, coisa feia tentarem mudar o que deu certo. Fazem isso só porque o Prefeito que fez o que aí está era outro e eles teem de mudar. O brabo é que muita gente aqui da volta, gente que "vermelho" para eles era somente o Internacional, acabaram votando nesse pessoal. Já tão tudo apavorado!

Espero que tenha ajudado um pouco o amigo no esclarecimento dos assuntos apontados, o que procurei fazer me valendo da experiência da vida de campo e com a ajuda de um dos guris para passar a limpo, já que descobri que agora tu usa essa tal de Internet. Imagina uma carta minha ao amigo cair nessa coisa, cheia de palavra errada, sem pé nem cabeça. Por isso agora tenho de pedir que os filhos revisem o que escrevo para ti.

Favor grande seria não me escrever até que possas vir aqui e a gente colocar os assuntos todos em dia. Leva tempo, mas com a Maria Rosa nos preparando uns bolinhos de carne, a paciência aumenta bastante e nem se vê o tempo passar.

Não testaveia amigo velho, segue o rumo que vem nas horas que meditas!

Um baita abração!