Pensando e relacionando tudo - Cartas ao mundo
Existencialismo - Fragmentos do pensamento de Akiw para o mundo
Hoje tive a infelicidade de ter que me afastar do meu comodismo e entrar num ônibus, e nessa situação me deparei com uma senhorinha lendo The Secret - O segredo, mas debaixo do braço lá estava ela, a Bíblia, capinha preta, folhas douradas com sua aparência de longa jornada.
Puxei assunto e conversei com a velhinha um tempo bom, tempo de ir de um terminal a outro, que por sinal, alienada como qualquer outra (sempre há exceções), mas com seu diferencial a amostra.
Sempre achei que não há segredo algum. Acredito que pensar positivo não vai atrair exatamente o que você quer materialmente (ou imaterial), mas com certeza o organismo humano é capaz de reagir a isso em sua constante grandeza de outro jeito. Estive em meio a pessoas que seguiam isso na risca, e diziam que quando se tem certeza de que pode acontecer (para mim isso é a tal fé). Mas o próprio Jesus já deixou escrito pelas mãos de algum Moisés: “A fé move montanhas”. Acredite que ela se move e ela se moverá, mesmo que apenas em seu pensamento, talvez seja essa a resposta da felicidade, as realizações mentais.
Saiu uma matéria (logicamente interessante) na Superinteressante quando eu era criancinha [ainda sou e sempre serei…], e eu li, falava sobre as diversas teorias sobre ser positivo (minha mãe me enfiava essas coisas goela-abaixo, valeu mãe), e trazendo bem claro que “o segredo” nada tem haver com religião.
Justamente, se, como argumento, tivesse que dizer se creio num Deus ou não eu teria que me dividir em varias referências. Então ligo esse Deus ao “poder” de atração. Se há um Deus é isso.
Fiquei pensando, depois de me separar da mulher, que se eu dissesse isto a ela seria um ataque às suas crenças, mas bom, respeitei isso.
Isso é um exemplo existencial meu. O fato do existencialismo fica mais próximo que parece, não sou apenas mais faixas de protesto em frente a uma câmara, são também nossos fluidos mentais do dia-a-dia.