Mineiro.

Ontem eu acordei ao som de flautas de pã (aquele instrumento andino) ao som de samba brasileiro, ao som da cultura de nossa América Latina, fui amante de uma menina de tez morena e narizinho lindo muito embora ela achasse que devesse fazer uma cirurgia eu sempre defendi que não era necessário. Tomei cachaça mineira (a melhor do Brasil) comi carne de bode, típica da terra dos meus avós e falei um português brasileiro bem regionalizado.

Vi o maior de minha terra ser campeão das Américas, joguei futebol descalço na rua e usava os chinelos pra fazer o gol. Enfrentei o adversário de Korchnoi , não saí vitorioso por um ponto.

Respirei ar poluído da praça sete, visitei a praça da liberdade, palco de vários amores que tive, andei pelas ruas da cidade ouvindo o sotaque “uai, sô, peraí, procê...” Visitei o parque que fica nas serras, dei comida aos micos, aos quatis, muito embora seja proibido por lei local. Comi queijo no café da manhã, bebi suco de acerola do quintal do meu pai, bebi café amargo e doce da roça.

Sob um sol de 30ºcorri, até que meus pés ficaram cansados, sentei na praça sete e joguei xadrez. Fui ao malleta encontrei um monte de amigos descartáveis dos quais me chamaram de amigo, foi bom.

Minha terra não é palco dos grandes acontecimentos nacionais, não recebemos shows internacionais com frequência , não falam, todos os dias, sobre nós nos telejornais, mas aqui é a terra da paz, dos botecos, do povo miscigenado, dos parques, das praças, da cachaça do queijo, da excelente culinária de tempero moderado, terra das cidades históricas, terra da inconfidência.

Eu não sei bem o que é ser litorâneo de ter uma praia todos os dias, mas sei o que é ter uma cachoeira perto de casa, ter uma infinidade de serras para se acampar, sei o que é ter um monte de parente do interior do estado, sei o que é ser lembrado todos os dias no feriado de abril.

É ótimo ser mineiro. Não diria ótimo diria que ser mineiro é inexplicável, estamos no centro-leste do Brasil e aqui temos gente do nordeste, do sudeste, do norte e de todo o mundo.

Se ser brasileiro é ser feliz, imagina ser mineiro ?

Glauber Marques
Enviado por Glauber Marques em 16/02/2013
Código do texto: T4143526
Classificação de conteúdo: seguro