MATILDE
Debruçada na mesa, apesar do cansaço, tenta em vão livrar-se do passado, que arrebenta sua vida, destrói seus sonhos e coopera para a sua aflição. Coloca um sorriso no rosto, pois apesar dos desgostos foi feliz com ele enquanto havia a ilusão. Hoje, com aparência envelhecida, tendo que continuar com a lida da vida, pega o lápis e faz milhares de contas num faz de conta que tudo está no lugar. Vê a Margarida, aquela amiga, que está com um filho na barriga, outro puxando sua saia com nariz escorrendo e olhos remelentos. Lentamente isso a envolve e aos poucos compreende o que é vida de louco e louca da vida, colhe a margarida para enfeitar sua casa. É simples sua casa, enfeitada vai ficar uma beleza!Também acolhe a Margarida sua amiga, pois seu coração é tão grande que quase não cabe dentro do peito. Volta aos seus pensamentos, franze a testa, fica zangada, até diz um palavrão e nada muda... Nem um pouco. Sapateia nos sentimentos tristes tentando fazê-los achatar, acabar... Mas, que droga... Nesse momento nada sai do lugar, tem fé em Deus que um dia isso tudo passa. Hoje fica como está. O dia é diferente, você continua a mesma, o coração bate firme com esperança de dias melhores. Fica a razão a cobrar a ação. Finge que muda a atitude, que não quer mais, mas, no fundo espera que ele mude e continue a ser seu par. De novo o sorriso no rosto a faz ficar forte, ficar rude na luta da vida, porém, com tanta suavidade que nem parece o galo de briga que é... Essa é Matilde, minha amiga e irmã companheira. Continua guerreira...