Transmudação do ser - Texto 2 ( Arthur Marchesini das Neves)
Transmute pequena, transmude……
Há camarada Pan quanto tempo eu não o vejo…
Saudade do prosear no crepúsculo solar Boa Sorte a nos banhar…..
Tenho o sol, tenho a chuva, tenho a terra tenho o mar tenho o rio a serra e um bocado de terra pra plantar; Plantar Mamão, Feijão, Saião, Manjericão,
Açafrão, pé de cana e pé de limão,
Fruta do Conde e Fruta Pão
Ai sim Plantar Aipim, Amendoim, Gergelim
Plantar Lima, Limão, Melancia, Abacate, Mamão
E se não bastar podemos as amoras plantar, plantaremos assim também
Anajá, Angá, Baru, Bacuri, Bacapa
Mais próximo ao rio plantaremos Caju, Cambucá, Carambola, Cajá
Durião, Dendê, Goiaba, Graviola, Groselha vermelha, Groselha Preta
Do mar Tiraremos a carne que irá nos alimentar, Tem a Cavala, Corvina
Carapau, Bonito, Cação, Garoupa, Olho de Boi, Espada, Peixe Galo, Dourado
Robalo, Xeréu. Lagosta, Lula, Camarão e tantos outros, bambuzal do brasil e do normal, pra fazer bancos cadeiras camas mesas e tudo o mais… vamos plantar urucum para nos pintar quando o sol raiar. Temperos e pimentas de diversos tipos, criaremos galinhas, galinhas são importantes, teremos que ter uma ou duas vacas para colher o leite matinal, podemos fazer queijos e coalhadas manteigas e com as frutas marmeladas, farinha de mandioca poder ter, peixe pra pescar, lula, camarão, lagosta tubarão, que seja na linha ou com arpão, tarrafa menos no arrastão. Uma fogueira, batata doce não irá faltar uma rede para balançar, uma canoa a beira mar, para as mágicas e as medicinais um bom lugar há de se achar, o apelo da selva o apelo do mar o apelo da vida a berrar…
Se banhe na cachoeira pequena, renove suas energias. Faça uma saudação ao sol, faça uma saudação ao ar, uma saudação também para toda a natureza, uma luz a nos guiar, atenção com a plantação, vamos regar e cuidar, pois este é o alimento que nos alimenta este é o trabalho que nos cabe, não mais sustentar as sangue sugas que sempre nos exploram que sempre estiveram a nos explorar, vamos plantar vamos trabalhar, vamos regar vamos pescar, Vamos fazer um som uma musica com o coração e unidos nos encontraremos pelos caminhos da regeneração universal!