Teclas do piano
Dedico à minha
Professora de canto
Dona-Filhinha (Irene)!
Teclas do piano
A primeira vez que a vi....Houve encantamento...(Levado pelo bailarino-que-queria-ser-cantor, Paulo Rogério Velasco)!...A figura franzina de Dona Filhinha, doeu-me a alma. Enxerguei Luz, naquela estrela abrindo a porta da sala. Tinha cheiro de flor naquela casa. (ALFAZEMA)!...Era rua sem saída, "Vila"! No bairro de Botafogo - RJ. Precisava fazer aula de canto, apesar de ser tenor, não queria cantar canções líricas. Queria apenas, dar um jeitinho na voz,instrumento necessário para meu trabalho de cantor-compositor. A minha, agora mestra, tinha uns nem sei quantos anos!...Viúva de maestro. Franzina, franzina, franzina, cabelos brancos, colocava perfume que não sei o nome...(Lavanda)! Sinto ainda... Seu alimento? Teclas do piano e "Aspirina"! Vamos ao vocalise..."Não quero ser cantor lírico"...Repeti diversas vezes. Entre canções populares, Dona Filhinha, com o amor que o canto lírico em si habitava, colocava à partitura do "L'elixir d'amore" (Una furtiva lágrima.) Por encanto e sem medo, soltava a voz pela garganta...Toda aula, Luz...toda Luz aula. Sempre me tapiando e me tapiava. Cada dia, novo som, nova escala musical. Cada dia nova palavra...Nova escala musical...Levei vários amigos, para estudar com ela, Joanna, (cantora), Ziembinski, (O papa do Teatro Brasileiro!) Sarah Benchimol...Compositora! Adorava a voz de Sarah. O piano não era de cauda. A cauda do piano era ela...Belo dia!...Ela percebeu que meus pulmões, estavam plenos de cantoria, colocou a partitura no piano: "Una furtiva lagrima"...Cantei, Cantei, até ficar um nó em mim. Senti as paredes me aplaudirem e um pássaro saindo de mim gritando. Dona Filhinha e eu choramos. Choramos tanto e muito. Não nos abraçamos, lágrimas abraçaram-se em pétalas de canto. Nunca mais voltei, àquele recanto sagrado, depois daquele dia a fazer aulas de canto, e nunca mais vi Dona Filhinha. Soube que mudou de endereço e depois morreu...Não fui ao seu enterro-despedida-dor!!! Dona Filhinha é deus e seres encantados... Anjos, levando o som das teclas do piano no colo da eternidade em sinfonia de Luz, além da Luz, da Luz, da Luz.
Eterna gratidão,
Tony.
Tony Bahia