Amigo Gilson Chagas.
Li o artigo do Hardi Filho em que evoca as palavras de nosso professor e amigo Nery
Marciano, quando apresentava “Curvas do Meu Caminho”: “a obra nada mais é do que haverá de ser, no futuro, a criação do talentoso filho da pequenina Santo Antônio de Lisboa. Gilson Chagas, dá com a presente publicação o seu primeiro voo literário, um voo muito promissor.”
Dito isso nos anos setenta por um professor de Literatura e de Língua Portuguesa, decerto, torna-se agora uma profecia realizada em "Música para Pensar". Certa feita, Chico Miguel disse, praticamente, a mesma coisa num artigo postado na Usina de Letras: Gilson enveredou-se na Pedagogia, dando aulas em faculdades, e com isso, a literatura só tem a perder. Discordo apenas em parte, com o Chico, porque você respira e transpira Literatura em qualquer coisa que faz. Também faço minhas as palavras do Hardi: MÚSICA PARA PENSAR é um dos melhores
romances da atualidade brasileira. Realmente, sua Música tocou fundo... vai além do lúdico, do humorístico e de tudo aquilo que causa deleite à alma. É um clássico que traz como pano de fundo a função formativa. E, por isso mesmo, um livro que deve ser lido e estudado.
Com certeza, figura em meus planos escrever mais do que uma carta sobre MPP - ainda não sei quando...

Abraços

Adalberto Lima.